Campanha mira qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Campanha mira qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas

Publicação

18.03.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Campanha mira qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas

Dirigida aos estudantes, professores e à sociedade em geral, a campanha do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo junto ao CAU/SP trata da qualidade do ensino nos atuais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado.

“Nós projetamos o futuro – Pela qualidade do ensino e formação na Arquitetura e Urbanismo”. Esta é a ideia central da campanha para conscientizar alunos, professores e a sociedade em geral sobre o direito ao ensino superior de qualidade.

A partir de ações nas redes sociais, podcasts, entre outros meios, além de uma ‘carta-aberta’, as entidades envolvidas pretendem fomentar o debate sobre pontos chave da formação em Arquitetura e Urbanismo.

No hotsite é possível encontrar o conteúdo integral da carta aberta, além de mapa interativo com os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo, vídeos, textos e imagens.

“Nós projetamos o futuro” é uma iniciativa do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP (CEAU-CAU/SP), da qual fazem parte, além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP), a Federação Nacional de estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP).

Luta pela formação adequada

O novo profissional precisa deter um conjunto sistematizado de conhecimentos de arte, técnica e ciência, assim como as teorias e práticas de seu campo profissional.

O exercício da Arquitetura e Urbanismo não pode ser origem de danos sociais e ambientais, gerando riscos à segurança, à integridade física, à saúde, ao patrimônio, ao meio ambiente natural e construído e ao bem-estar da coletividade.

Há anos, os integrantes do CAU e de outras entidades da área mantém o entendimento de que é impossível transmitir integralmente esse conhecimento numa relação professor/aluno à distância. E de que os múltiplos espaços da modalidade presencial são essenciais para um processo de formação pessoal e posteriormente profissional.

Saiba mais: Hosite da campanha “Nós projetamos o futuro”

Publicado em 18/03/2022
Da Redação

Publicação

18.03.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo