Conheça a proposta de planejamento estratégico do CAU/SP para os próximos anos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conheça a proposta de planejamento estratégico do CAU/SP para os próximos anos

Publicação

06.04.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conheça a proposta de planejamento estratégico do CAU/SP para os próximos anos

Reunião plenária do dia 31.03
Durante a reunião plenária do dia 31.03, houve a apresentação da proposta de planejamento estratégico do CAU/SP para o triênio 2022-2024.

No último dia 31, o Plenário do Conselho assistiu à apresentação da proposta “Planejamento Estratégico 2022-2024”, que define as diretrizes, programas, projetos estruturantes e indicadores da instituição para os próximos anos.

Esta proposta organiza e estrutura as bases para um futuro sustentável, inclusivo e participativo para a autarquia. Foi resultado de um processo que começou em setembro de 2021, envolveu centenas de pessoas entre funcionários e conselheiros, e teve a orientação de uma consultoria especializada.

O Conselho promoveu oficinas e encontros, enviou e tabulou questionários, e fez diversas apresentações para garantir um processo amplamente participativo na construção deste planejamento estratégico.

Trata-se de enfrentar o desafio de cumprir as finalidades do CAU/SP junto aos mais de 64 mil profissionais em atividade nos 645 municípios do estado de São Paulo.

Modelo de gestão e programas principais

Esta proposta abrange e articula aspirações, objetivos estratégicos, eixos norteadores, programas, projetos estruturantes e indicadores em torno de um modelo de gestão, que ficará como legado institucional para as próximas gestões.

O principal objetivo foi traduzir os desafios do Conselho em sínteses estratégicas e em componentes operacionais, com fichas técnicas, cronograma, responsabilidades, recursos financeiros e entregas.

Estes componentes operacionais serão monitorados continuamente por meio de indicadores e avaliados em balanços periódicos. Desta forma, a autarquia busca garantir a efetividade das ações desenhadas.

Também se buscou articular os projetos e iniciativas das comissões e áreas em programas e projetos estruturantes que passam a ser, necessariamente, “inter-comissões” e “inter-gerências”. “Nós gostaríamos que as comissões trabalhassem de forma colaborativa e cooperativa. (…) Se nós temos ações conjuntas entre as comissões, o trabalho fica mais efetivo e temos mais garantias de que pode ser realizado”, pontuou a presidente Catherine Otondo durante a apresentação.

O “Planejamento Estratégico 2022-2024” estabelece quatro programas principais:

  • CAU/SP 10+ : marco de 10 anos de existência do Conselho; conjunto de iniciativas estruturantes que simultaneamente valorizem o histórico vivido pela organização e alicercem as bases para uma mudança de cultura.
  • CAU/SP Território Paulista: conjunto articulado de projetos e iniciativas com o propósito de promover, de maneira descentralizada, a função social do arquiteto e urbanista, e ampliar a representação, prestação de serviços, orientação, qualificação e fiscalização do CAU/SP no território paulista.
  • CAU/SP Digital: conjunto integrado de plataformas, sistemas informacionais e infraestruturas (TIC) para modernização, estruturação e gestão digital do CAU/SP, visando à excelência na gestão, prestação de serviços e difusão de informações de interesse público de modo a refletir a realidade contemporânea e viabilizar mecanismos digitais para participação dos profissionais no Conselho.
  • CAU/SP Valorização Profissional: conjunto articulado de projetos de fomento e valorização profissional, com ênfase nas dimensões pública e social da Arquitetura e Urbanismo, contemplando a diversidade de práticas, saberes, atuações, perfis e necessidades dos profissionais.

A partir da consolidação deste planejamento, o Conselho vai gerir o monitoramento e execução da estratégia. Programas e seus projetos estruturantes serão revisitados periodicamente.

Por fim, o planejamento estratégico vai ser desdobrado nos níveis tático e operacional, com a escuta e protagonismo das áreas do CAU/SP, para revisar e aprimorar processos e garantir a execução desta proposta.

O profissional interessado pode conferir abaixo:

 

Publicado em 06/04/2022
Da Redação

Publicação

06.04.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo