CAU/SP apoia tombamento do Parque da Água Branca na capital – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP apoia tombamento do Parque da Água Branca na capital

Publicação

09.05.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP apoia tombamento do Parque da Água Branca na capital

Parque Água Branca em São Paulo
O Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Água Branca, fica na zona oeste da capital. Crédito: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de SP

O CAU/SP, por meio de sua Comissão de Patrimônio Cultural (CPC – CAU/SP), lançou uma manifestação de apoio ao tombamento na esfera federal do Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca, na zona oeste da capital paulista.

Criado em 1929, o Parque da Água Branca tem 137 mil metros quadrados e abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. Em 1996, foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

A versão da integral desta manifestação está reproduzida abaixo e foi encaminhada à Superintendência do IPHAN – SP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Manifestação de Apoio ao Tombamento do Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP encaminha o presente em apoio tombamento do Parque Estadual Dr. Fernando Costa – Água Branca pelo IPHAN.

O Parque da Água Branca é uma área de preservação da cultura rural paulista, sendo inclusive sede de uma antiga fazenda, e tem como uma das suas características principais a presença de animais soltos no parque, o que permite uma experiência única e que faz parte da história do local.

Sendo assim, destaca-se o valor histórico e cultural da manutenção da convivência dos usuários do parque com os animais soltos.

Ainda cabe destacar que o Parque da Água Branca já se encontra protegido nas esferas estadual e municipal – tendo sido tombado através da Res. SC 25/1996 e Res. 17/2004, respectivamente – e atualmente é objeto de um processo de licitação de concessão para a iniciativa privada, em conjunto com outros dois parques da cidade de São Paulo.  

Nesse sentido, a efetivação do tombamento do Parque da Água Branca também na esfera federal, além de corroborar a importância arquitetônica e cultural da área, também pode incitar uma remodelação do formato da concessão perante suas características arquitetônicas e dinâmicas de uso do parque.

Sem mais, permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Comissão de Patrimônio Cultural – CPC – CAU/SP

 

Publicado em 09/05/2022
Da Redação

Publicação

09.05.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo