contraste menor maior
 
  • INSTITUCIONAL
    • Apresentação
    • Carta de Serviços
    • Quem é Quem
      • Conselheiros
      • Conselho Diretor
      • Comissões
      • CEAU – CAU/SP
    • Atas e Súmulas
      • Plenárias
      • Grupos de Trabalho
    • Agenda
      • Agenda CAU/SP
      • Agenda Presidência
    • Escritórios descentralizados
    • Eleições CAU 2020
  • LEGISLAÇÃO
    • Leis Federais
    • Legislação Educacional
    • Compilações
    • Atos do CAU/BR
      • Regimento Geral
      • Resoluções
      • Deliberações Plenárias
    • Atos presidenciais
      • Portarias normativas
      • Portarias presidenciais
      • Circulares, Atos Declaratórios e Despachos
    • Atos do CAU/SP
      • Regimento Interno do CAU/SP
      • Deliberações
        • Deliberações Plenárias
        • Deliberações do Conselho Diretor
        • Deliberações das Comissões Ordinárias
        • Deliberações das Comissões Especiais
      • Portarias
        • Portarias de contratação
        • Portarias de delegação
        • Portarias normativas
        • Portarias presidenciais
    • Acordos e Parcerias
      • Nacionais e Internacionais
      • Regionais e Estaduais
    • Consultas Públicas
    • Sanções disciplinares
  • TRANSPARÊNCIA
    • Portal da Transparência e Prestação de Contas
  • FISCALIZAÇÃO
    • Sobre a Fiscalização
    • Perguntas Frequentes
    • Denúncias
      • Como cadastrar a sua denúncia
      • Cadastre a sua Denúncia
      • Acompanhe sua Denúncia
    • Regularize-se
    • Contatos
    • Biblioteca Virtual
      • Vídeos Tutoriais
      • Código de Ética
      • Caderno Fiscalização – Síndico Consciente
      • Manual do Arquiteto e Urbanista
      • Manual de Fiscalização do CAU/BR
      • Manual do CAU/BR sobre a Norma de Desempenho
    • Notícias
  • NOTÍCIAS
    • Notícias
      • Notícias Recentes
      • CAU/SP
      • CAU/BR
      • Eleições 2020
      • Galeria de Imagens
        • Fotos
    • Newsletter
    • Publicações
    • Audiovisual
    • Grupos de Trabalho
      • GT Arquitetura Paisagística
      • GT Estatuto da Metrópole
      • GT Habitação
      • GT Meio Ambiente
      • GT Acessibilidade
    • Imprensa
      • Atendimento à Imprensa
    • Apoio institucional – Agenda de eventos
  • CONTATO
    • RRT
      • Registro de Responsabilidade Técnica
      • Emissão
      • Verificação de Autenticidade
      • Tutoriais
        • CAT-A
        • Registro de Pessoa Jurídica
        • RRT
        • RRT Extemporâneo
    • Dúvidas frequentes
    • Carteira do CAU
      • Como solicitar
      • Devolvidas pelos Correios
    • Ouvidoria
      • Portal da Ouvidoria
      • Ouvidoria do CAU/SP
    • Solicitação de cadastro de empresa
    • Apoio institucional – Como solicitar
      • Apoio institucional – Diretrizes
    • Fale conosco
contraste      menor   maior
Home » Notícias » Agenda, Apoios e parcerias, destaque-home, Destaques, noticiahome, Notícias, Notícias CAU/SP, Notícias Recentes » Para especialistas, pandemia expôs problemas novos e velhos da mobilidade

Para especialistas, pandemia expôs problemas novos e velhos da mobilidade

Mesa do debate sobre mobilidade urbana

O CAU/SP reuniu especialistas do setor privado, da área acadêmica e do poder público para debater os desafios da mobilidade urbana.

“Como todos nós sabemos, e sentimos, a pandemia trouxe uma série de alterações na dinâmica urbana (…) uma série de problemas que já existiam se agravaram, outros que não existiam, surgiram; o modo como as pessoas se movem na cidade,os motivos que levam a se mover na cidade, mudaram (…) a forma como as pessoas consomem mudou; a forma como elas trabalham mudou”.

A constatação do arquiteto e urbanista José Renato Melhem, coordenador da CTMU-CAU/SP, abriu os trabalhos do debate realizado na sexta-feira (20) à noite no auditório da FAU Mackenzie na região central de São Paulo (veja abaixo o registro integral em vídeo do evento).

A convite do CAU/SP, cinco especialistas do setor acadêmico, do setor privado e do poder público se debruçaram sobre os novos e velhos problemas da mobilidade urbana em busca de soluções.

Na ocasião, o Conselho também firmou um convênio com a Associação Nacional de Transporte Público (saiba mais no box abaixo).

O representante da FAU-Mackenzie (anfitriã do evento), o prof. José Augusto Fernandes Aly, afirmou, na abertura do debate, que a instituição deve lançar um curso de extensão na área de mobilidade. “Entendemos que é um conteúdo da maior relevância para um mundo melhor, mais sustentável”.

Transporte público, direito social

Para os palestrantes convidados, a pandemia da Covid-19 “escancarou” alguns problemas graves da mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

Ao reduzir a demanda por ônibus e metrô, e a receita das empresas concessionárias, a crise sanitária ressaltou a importância dos subsídios para o modelo de financiamento do transporte público, hoje “brutalmente questionado”, como ponderou o consultor Sérgio Avelleda, Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper.

“Por que quem usa o transporte público é quem tem de pagar a conta?”, questiona.

Para Silvia Stuchi, pós-doutoranda em Sustentabilidade pela EACH-USP, e diretora- fundadora do Instituto Corrida Amiga, a pandemia também expôs os problemas das cidades brasileiras para garantir a segurança dos usuários da “mobilidade ativa” (os deslocamentos feitos a pé). E lembrou que uma das maiores causas de mortalidade entre as crianças de 05 a 14 anos são os acidentes de trânsito.

“Talvez a grande lição da pandemia seja que (…) neste nosso isolamento, justamente com o medo de usar estes espaços, nós descobrimos o valor que o espaço urbano tem para as pessoas”, comentou Roberta Kronka, arquiteta e urbanista e Professora Associada da FAUUSP.

A intervenção do Estado

Como tornar uma rua insegura e insalubre num ponto de convivência para uma comunidade? Como reduzir a mortandade dos motociclistas nas vias expressas das grandes cidades?

Os dois representantes do poder público convidados para o debate apresentaram projetos pilotos que tentam encontrar soluções para estes desafios agravados pela pandemia.

Em Diadema (Grande São Paulo), a Prefeitura fez uma intervenção urbanística na rua Alfenas no extremo norte da cidade, uma via importante para a comunidade local por servir de ligação para a única passarela sobre a Rodovia dos Imigrantes, mas sem condições de uso com segurança e conforto, e com problemas de pavimentação.

Entre outras medidas, o poder público instalou câmeras de segurança, e usou de recursos paisagísticos, redutores de velocidade e pinturas no solo para tornar a via mais amigável para o pedestre. “O [projeto] Rua da Gente é um programa de rua compartilhada”, afirmou Ronaldo Tonobohn, diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade e Transportes.

Na capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) lançou o projeto “Faixa Azul”, uma sinalização de segurança para as motocicletas na Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas vias da capital, e que faz a ligação dos bairros da zona sul com o centro da cidade.

A pandemia estimulou o aumento das entregas por motocicleta. Em consequência, parte da população buscou tirar esta habilitação pela primeira vez para prestar este tipo de serviço.

Com o crescimento deste modal, a CET notou também o aumento do número de mortes e feridos. “Já está morrendo mais de um motociclista por dia”, afirmou Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da CET, Luiz Fernando Romano Devico,

A intenção do projeto piloto foi reduzir o conflito entre moto e automóvel, que é a principal causa dos acidentes, observou. Os primeiros resultados apontam para duas consequências positivas: a) a adesão voluntária da maioria dos motociclistas à nova faixa; b) a redução da velocidade média dos motociclistas na faixa azul. “Eles [os motociclistas] entram na faixa e se tranquilizam”, afirmou Devico.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, e o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, assinaram o acordo de cooperação técnica entre as duas instituições

Convênio com ANTP prevê parceria em estudos

Na sexta-feira, a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, e o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, assinaram o acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.

O objeto do acordo de cooperação é estabelecer uma parceria para a elaboração de estudos, eventos, pesquisas e projetos no âmbito da mobilidade urbana, transporte e trânsito nas suas relações com o desenvolvimento urbano sustentável.

Trata-se de contribuir de forma efetiva na construção da agenda de mobilidade, transporte e trânsito, de modo a dar subsídios técnicos para proposições legislativas. O plano de trabalho prevê, além da realização de oficinas e reuniões técnicas, a elaboração de um guia de mobilidade e urbanismo tático.

 


 

Publicado em 24/05/2022
Da Redação

« Plenário do CAU/SP avalia prestação de contas e RRT fora do prazo
“Live” aborda importância da Arquitetura para controle de infecção hospitalar »
TRANS

Sede do CAU/SP

Rua Quinze de Novembro, 194
01013-000 São Paulo – SP

CEAU: Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo

Links Úteis:

SICCAU

Escritórios descentralizados

Transparência e Prestação de Contas

Fale Conosco

CEAU: Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo

CAU/SP powered by WordPress and The Clear Line Theme

Nós usamos cookies em nosso site para poder oferecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências a partir de suas visitas. Clicando em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Configurações de CookiesACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

  • Redes Sociais
  • Imprensa
  • Mapa do Site
  • Topo