Maio da Arquitetura: visita à ocupação 9 de Julho e debate sobre ATHIS – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Maio da Arquitetura: visita à ocupação 9 de Julho e debate sobre ATHIS

Publicação

31.05.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Maio da Arquitetura: visita à ocupação 9 de Julho e debate sobre ATHIS

A visita guiada à ocupação 9 de Julho, no centro da capital, apresentou o espaço aos arquitetos e urbanistas. Crédito: CAU/BR

O quarto dia consecutivo de agenda do Maio da Arquitetura, no dia 27/05, concentrou atividades com a temática da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

O público dos eventos concentrados durante a semana na capital paulista participou de uma vivência na Ocupação Nove de Julho, localizada no centro da cidade.

A programação também incluiu almoço coletivo, troca de experiências e a 2ª Oficina sobre o Fundo de ATHIS.

Considerada uma ocupação modelo, a 9 de julho também funciona como um centro cultural e abriga mais de cem famílias organizadas pelo Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC).

O almoço servido pela cozinha da ocupação de 9 de Julho, que conta com horta própria. Crédito: CAU/BR

A propriedade é situada a poucos metros do Hotel Braston Voa, onde ocorreu a maior parte das atividades da semana do Maio da Arquitetura, e pertencia originalmente ao INSS. Atualmente, é lar de mais de cem famílias.

A visita foi proposta pela presidência e Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CATHIS) do CAU/SP com a intenção de proporcionar a experiência de vivenciar um pouco do cotidiano de quem habita um espaço ocupado.

Presidentes, conselheiros e conselheiras do CAU Brasil e dos CAU/UFs foram convidados para um almoço servido pela cozinha da ocupação, que conta com horta própria entre os equipamentos coletivos.

Guiados pelos moradores, os participantes puderam transitar pelo espaço interno do prédio, onde há uma sala multiuso, brechó, marcenaria, cozinha coletiva e refeitório, sala de convivência, biblioteca e brinquedoteca e galeria.

Visitantes conheceram a história da ocupação 9 Julho expressa em murais nos corredores.

No pátio, além da horta, os visitantes conheceram os equipamentos coletivos estruturados pelos próprios moradores: uma quadra, praça e cisterna. Quase todas as paredes internas e externas ostentam grafites de artistas mulheres da cidade.

Os arquitetos e urbanistas também participaram de uma conversa sobre ATHIS e sobre os projetos viabilizados na ocupação através dos editais fomentos do CAU/SP. A atividade foi promovida pela CATHIS-CAU/SP e teve a participação do escritório FIO – Assessoria Técnica Popular e da líder da ocupação e do Movimento Sem-Teto do Centro (MTSC), Carmem Silva.

Conversa com a CATHIS-CAU/SP, FIO – Assessoria Técnica Popular e da líder da ocupação e do Movimento Sem-Teto do Centro (MTSC), Carmem Silva

A 2ª Oficina sobre o Fundo de ATHIS convidou três nomes de referência para o debate: Tereza Herling, arquiteta urbanista, especializada em gestão de políticas públicas focadas em urbanismo, habitação social e equipamentos urbanos; Ana Paula Lepori, arquiteta urbanista, Assessora em Planejamento Estratégico na Prefeitura de Santo André; e Renato Nunes Balbim; doutor em Geografia Humana com experiência de atuação no extinto Ministério das Cidades.

A 2ª Oficina sobre o Fundo de ATHIS.

O encontro concentrou as discussões em torno de modelos para um fundo orçamentário e de um arcabouço jurídico equilibrado que viabilizem a composição de orçamento que viabilize a consolidação da ATHIS no Brasil.

Publicado em 31/05/2022
Fonte: CAU/BR

Publicação

31.05.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
22.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo