Carta aos Pré-Candidatos: CAU/BR apresenta propostas a políticos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Carta aos Pré-Candidatos: CAU/BR apresenta propostas a políticos

Publicação

06.06.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Carta aos Pré-Candidatos: CAU/BR apresenta propostas a políticos

Paulo Teixeira
As presidentes Catherine Otondo (CAU/SP) e Nadia Somekh (CAU/BR) durante encontro com o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) nesta segunda-feira, 06/06, quando houve a entrega da “Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos das Eleições 2022”.

Nestas eleições, os arquitetos e urbanistas estão colocando suas pautas por meio da Carta aos Pré-Candidatos. Nesta segunda-feira, 6 de junho, o CAU Brasil foi procurado por três pré-candidatos de São Paulo para explicar o conteúdo do manifesto e o seu processo de construção.

São 20 propostas para embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro, assinadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

Os pré-candidatos a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e Paulo Teixeira (PT), mais o pré-candidato a deputado estadual Professor Wagner Romão (PT), estiveram na sede do CAU/SP em São Paulo para conhecer melhor as propostas dos arquitetos e urbanistas.

Foram recebidos pela presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, pela presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, e pelos arquitetos e urbanistas Paolo Colosso e Celso Carvalho, do coletivo BrCidades, uma rede de ação convergente em torno da agenda urbana.

Nadia Somekh explicou que a Carta foi redigida pelas entidades de Arquitetura de Urbanismo, consolidando um trabalho que já vem sendo realizado há anos.

“O Brasil está ganhando consciência que falta Arquitetura e Urbanismo neste nosso país”, afirmou. Ela apresentou ainda marcas da nova gestão, como a campanha Mais Arquitetos, o fomento à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e desprecarização do trabalho dos arquitetos.

Nadia
Nadia Somekh (CAU/BR), durante reunião com os pré-candidatos Guilherme Boulos (PSOL-SP), de camisa preta, e Wagner Romão (PT-SP), de camisa social. Na ocasião, também compareceram Paolo Colosso e Celso Carvalho, do coletivo BrCidades, uma rede de ação coletiva convergente em torno da agenda urbana.

Tratou-se ainda do Projeto de Lei Complementar Nº 55/2022, que cria a figura do Microempreedendor Profissional (MEP), categoria tributária que reduziria os impostos pagos por arquitetos e urbanistas e outras profissões liberais.

A presidente do CAU Brasil lembrou também dos desastres recentes, como o desabamento que deixou 128 mortos em Pernambuco. “Não se trata de uma questão ambiental, se trata do processo histórica de exclusão das pessoas”, disse.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, afirmou que a “Carta aos Candidatos” passou por um processo de discussão nas entidades paulistas para uma versão estadual – “paulistanizada” – do documento, e que também deve ser divulgada para os demais pré-candidatos do Estado.

O CAU Brasil está de portas abertas a todos os pré-candidatos que se interessarem em conhecer as 20 propostas da Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Pré-Candidatos das Eleições de 2022 e queiram assumir um compromisso com a agenda de reformas urbanas.

Entre elas, investimentos em políticas públicas de promoção da saúde, conjugadas com a implementação da regularização fundiária, requalificação das áreas urbanas informais e da assistência técnica pública e gratuita para o projeto e construção de habitação de interesse social como política pública de Estado.

“Estamos à disposição para atuar e apoiar as instituições governamentais democráticas, e demandamos nossa participação em todos os processos que envolvam o território, as cidades, as intervenções urbanas, o patrimônio cultural e as edificações, considerando nossa formação e nosso conhecimento essenciais para tal atuação”, diz o texto.

Publicado em 07/06/2022
Da Redação, com CAU/BR

Publicação

06.06.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo