Campanha mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Campanha mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos

Publicação

04.07.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Campanha mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos

Desmistificar o estereótipo de que o trabalho do arquiteto ou arquiteta é caro ou se restringe às obras monumentais, além de ampliar a visão quanto aos benefícios para o indivíduo e para a coletividade, são os objetivos da campanha “Mais Arquitetos 2022”.

Arquitetura e Urbanismo não é luxo. É a chave para qualidade de vida em casa e na cidade. Arquitetura e Urbanismo pode melhorar sua saúde, sua rotina, e até mesmo as relações com sua comunidade. Arquitetura e Urbanismo é assim um instrumento de transformação de interesse geral.  E é acessível para todos e todas.

“Não importa o tamanho de sua obra, contrate profissionais de arquitetura e urbanismo”, dizem as peças publicitárias.

Iniciada neste 4 de julho, a nova campanha de valorização profissional promovida se prolongará até o final de novembro. Promovida pelo CAU Brasil, a campanha é assinada apenas como CAU, dado ao entendimento de que o Conselho é um só em todo país.

O público alvo é a população em geral, com uma ênfase maior, durante o mês de setembro, nos gestores públicos.

São cinco os temas a serem explorados:

  • Acessibilidade e respeito: o profissional de Arquitetura e Urbanismo como agente da melhoria da acessibilidade nas ruas e nos prédios e no planejamento de espaços que proporcionem segurança para mulheres, pessoas com deficiência, crianças e idosos, bem como possibilitem conciliar convivência social com equidade de gênero e raça
  • Sustentabilidade: a contribuição do e da arquiteta e urbanista na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desde o planejamento de construções com eficiência energética e com uso de materiais de baixas emissões de carbono até o planejamento de cidades resilientes e verdes;
  • Saúde: como o trabalho do arquiteto ou da arquiteta e urbanista, tanto na concepção de moradias, escolas e outros edifícios com segurança, conforto, boa ventilação e iluminação natural, assim no planejamento de cidades saudáveis, repercute diretamente na saúde da população, como ficou evidenciado no auge da pandemia da Covid 19;
  • Qualidade de vida: os profissionais de Arquitetura e Urbanismo são formados para proporcionar melhores condições de vida para todos e todas, com inclusão e desenvolvimento socioterritorial;
  • Igualdade social: o protagonismo do profissional de Arquitetura e Urbanismo na implementação de moradias dignas para a população de baixa renda, em especial projetos de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Habitações de Interesse Social (ATHIS), já enfatizada na campanha de 2021.

As ações envolvem:

  • Hotsite: www.caubr.gov.br/maisarquitetos
  • Depoimentos de influenciadoras digitais (Ana Paula Xongani, Jaqueline Goes, Lorena Eltz, Mõnica Benini e Verônica Oliveira-Faxina Boa) publicados simultaneamente (com o uso da ferramenta “collab”) em seus perfis e nas mídias sociais do CAU Brasil e, logo em seguida, replicados nas plataformas  dos CAU dos Estados e do DF. Juntos,  os perfis delas contam com mais de 1.800.000 de seguidores. As postagens terão início na primeira semana de julho.
  • Postagens sobre os temas da campanha patrocinadas nas redes sociais do CAU Brasil  e compartilhados pelos CAU dos Estados e do DF, pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), pela FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), pela AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura) e pela FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo)
  • Entrevistas temáticas em áudio e vídeo para o “podcast” Mais Arquitetura do CAU Brasil, e para a TV CAU , conduzidas por conselheiros federais com especialistas convidados de diversas áreas de conhecimento e estudantes de Arquitetura e Urbanismo das cinco regiões do país. A produção contou com a colaboração da  FeNEA. As datas de publicação serão divulgadas em breve. Veja mais detalhes abaixo.
  • Uma série de narrativas (“storytelling”) em áudio sobre histórias que mostram o trabalho dos arquitetos e das arquitetas nos temas da campanha. Esta ação encerrará a campanha em novembro.
  • Publicidade em revistas e jornais.
Banner para sites do CAU Brasil e dos CAU/UFs

Em setembro, as postagens nas redes sociais serão direcionadas em grande volume e com alta frequência para 30 cidades de todo país, de maneira a que a informação circule entre gestores e funcionários públicos.

Na sequência, eles serão visitados por representantes do CAU de cada Estado ou do Distrito Federal, para discutirem a implementação ou ampliação do uso da Lei da ATHIS e outras ações do campo da Arquitetura e Urbanismo.

“Com esta campanha, o CAU Brasil dá continuidade às contribuições para a valorização profissional e a ampliação do conhecimento coletivo dos benefícios proporcionados às pessoas quando a Arquitetura e Urbanismo é chamada a atuar”, resume a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

Entrevistas temáticas

As cinco entrevistas temáticas foram gravadas em estúdio em São Paulo apropriado para podcasts.

As datas de postagens no podcast Mais Arquitetura, disponível no Spotify e outras plataformas, e no canal do CAU Brasil no Youtube,  serão divulgadas em breve.

Eis os temas e participantes:

Ricardo Mascarello, Aquiles Miguel Alves Lima e Ester Carro

1º Tema: Como arquitetos e urbanistas podem ajudar na redução da desigualdade social?

Mediação:

Conselheiro federal Ricardo Soares Mascarello, representante do Sergipe,  coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental. Graduado em Arquitetura e Urbanismo.

Convidados:     

Ester Carro: arquiteta e urbanista de São Paulo,  presidente do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que atua na comunidade de Paraisópolis, São Paulo.

Aquiles Miguel Alves Lima: estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Extensão relacionada ao estudo de Comunidades Populares, Favelas, Autoconstrução e Eliminação da Pobreza;

Zaquarias Ferreira, Sonia Lopes e Clara de Queiroz

2º Tema: Por que arquitetos e urbanistas precisam repensar o planeta?

Mediação: conselheira federal Sonia Lopes da Silva, suplente pelo Rio de Janeiro.

Convidados:

Clara de Queiroz: arquiteta e urbanista, especializada em Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Zaquarias Ferreira: estudante de Arquitetura e Urbanismo da FIAM, São Paulo.

 

Brunna Barcelos, Camila Leal e Jaqueline Goes de Jesus

3º  Tema: Arquitetura e Urbanismo aliada à saúde da população

Mediação:

conselheira federal Camila Leal, representante da Paraíba.

Convidados:

Jaqueline Goes de Jesus: biomédica, coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil.

Brunna Barcelos: estudante de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Multivix, de Vitória, Espírito Santo.

 

Flávia Durante, Daniela Sarmento e Flávia Moldo Domingos

4º Tema: Arquitetura, mulheres, as cidades e os negócios

Mediação:

conselheira federal e primeira vice-presidente Daniela Sarmento, representante de Santa Catarina

Convidados:

Flávia Durante: Comunicadora, DJ, empresária, professora e ativista. Desde 2012 ela produz em São Paulo o Pop Plus, a maior feira de moda e cultura “plus size” da América Latina.

Flávia Moldo Domingos: estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

 

Kamila Conegundes, Maira Rocha e Lorena Eltz

5º Tema: Arquitetura inclusiva. Precisamos falar mais sobre o assunto

Mediação:

conselheira federal Maira Rocha, pelo Rio de Janeiro

Convidados:

Lorena Eltz: é influenciadora digital e porta-voz de uma geração de jovens que lutam por acessibilidade no Brasil.

Kamila do Rocio Conegundes: estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Publicado em 04/07/2022
Fonte: CAU/BR

Publicação

04.07.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo