CAU/SP recebe prêmio Lucio Costa em cerimônia na Câmara dos Deputados – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP recebe prêmio Lucio Costa em cerimônia na Câmara dos Deputados

Publicação

10.11.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP recebe prêmio Lucio Costa em cerimônia na Câmara dos Deputados

O CAU/SP foi um dos vencedores do Prêmio Lucio Costa 2022, concedido pela Câmara dos Deputados. Ações de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foram reconhecidas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), a partir da indicação do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O CAU/SP foi o vencedor da área de “Habitação”, na categoria destinada às entidades que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, recebeu o prêmio em cerimônia realizada no Congresso Nacional. O troféu, que reproduz o projeto urbanístico do Plano Piloto de Brasília, foi entregue pelos deputados Celso Maldaner (MDB-SC), Joseildo Ramos (PT-BA) e José Ricardo (PT-AM).

“Nós, arquitetos e urbanistas, queremos estar na base da sociedade, juntos, construindo o lugar da vida melhor para todos”, afirmou Catherine, destacando que o CAU/SP investiu mais de R$ 7 milhões em ações de ATHIS nos últimos dois anos.

“Nós não temos a oportunidade de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que construíram uma cidade do zero. As cidades já estão feitas. Mas elas não foram feitas com dignidade e muito menos para todos”, disse. “Por isso precisamos de ferramentas técnicas para ajustá-las. E a ATHIS é uma ferramenta preciosa.”

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo. Crédito: Reprodução.

Ações do CAU/SP
Por meio de editais de fomento, o CAU/SP patrocina iniciativas de arquitetos e urbanistas em várias frentes: projetos de ATHIS, promoção de ATHIS no setor público e interface com o patrimônio cultural.

“A gente gostaria que os arquitetos e urbanistas atuassem junto ao Sistema Único de Saúde. Uma criança que está com tuberculose ou pneumonia, às vezes é por causa de um problema na casa: uma janela mal-colocada, falta de ventilação cruzada, etc”, afirmou a presidente.

Existem ainda guias direcionados aos gestores públicos e prefeitos, de forma a tornar a ATHIS uma política pública efetivamente implementada, conforme prevê a Lei 11.888/2008.

 Confira as ações de ATHIS do CAU/SP

O troféu do Prêmio Lucio Costa reproduz o Plano Piloto de Brasília.

Conselheiros presentes
Quando recebeu o prêmio, Catherine Otondo agradeceu à presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, presente ao evento. Elas fizeram parte de um grupo de 158 arquitetas e urbanistas que compuseram uma chapa exclusivamente de mulheres para vencer as Eleições do CAU em São Paulo, no ano de 2020.

Também estavam presentes as conselheiras do CAU/SP Renata Sunega, Andreia Ortolani e Fernanda Querido; os presidentes do CAU/DF, Mônica Blanco, do CAU/BA, Neilton Dórea e do CAU/MS, João Augusto Soares.

Prestigiaram a cerimônia ainda a vice-presidente, Daniela Sarmento, e dos conselheiros do CAU Brasil: Camila Leal (PB), Maíra Rocha (RJ), Alice Rosas (PA), Nílton Lima (GO), Ricardo Mascarello (SE), Eduardo Fajardo (MG), Rubens de Camillo (MS) e Valter Caldana (IES).

Conselheiros do CAU Brasil e do CAU/SP comemoram o prêmio.

Outros premiados

O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2022 contemplou três entidades e três personalidades que desenvolvam trabalhos que impactem positivamente a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Lançado em 2015, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.

Confira os vencedores do anos de 2022:

Categoria Entidades

  • JC Decaux, indicada na categoria Mobilidade pelo deputado Celso Maldaner;
  • Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), indicado na categoria Saneamento pelos deputados Joseildo Ramos, Alexandre Padilha e José Ricardo; e
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), indicado na categoria Habitação pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Categoria Personalidades

  • o ex-ministro de Infraestrutura e governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, indicado na categoria Mobilidade pela deputada Carla Zambelli (PL-SP);
  • o coordenador-geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, Marcos Helano Fernandes Montenegro, indicado na categoria Saneamento pelos deputados Joseildo Ramos (PT-BA), Alexandre Padilha (PT-SP) e José Ricardo (PT-AM); e
  • o ex-prefeito de Curitibanos (SC) José Antônio Guidi (Dudão), indicado na categoria Habitação pelo deputado Celso Maldaner (MDB-SC).

Publicado em 10/11/2022
Fonte: CAU/BR

Publicação

10.11.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo