José Roberto Geraldine Jr. [BRA]

Presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1989-1994). Especialista em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela PUCCAMP (1995-1996). Mestre em Urbanismo pela PUCCAMP (1997-2000) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Mestre em Administração Pública e Governo – esp (1998). Bolsista do programa Alfa da União Europeia – Grenoble/França e Lisboa/Portugal (1999-2000). Doutor em Planejamento Urbano e Reg. – USP (2001/2006). Experiência profissional - Profissional Liberal - projetos e obras diversas (1994/1997). Consultor em Planejamento Urbano (2000/2017). Docência Universidade de Franca (1999/2004), Faculdades Dom Pedro II (1999/2006), Centro Universitário Barão de Mauá (1994 a 2015) e coordenação (2012 a 15). Avaliador de cursos, institucional e do MERCOSUL (INEP/MEC). Participação em Entidades e Organizações profissionais Membro do Conselho Diretor do CAU/BR (2012/2017) e coordenador da Comissão de Ensino e Formação. Vice-presidente do CONFEA (2010) e Cons. Federal representante das IES (2008/2011). Presidente da ABEA (2003/2005-2005/2007). Presidente do Conselho Municipal de Urbanismo - COMUR de Rib. Preto/SP.

 

Luciano Guimarães [BRA]

Presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 1973. Especialista em Patrimônio Histórico pela Universidade de São Paulo - USP e em Planejamento Local e Desenvolvimento Local pela Universidade de Barcelona. Foi membro da Comissão Temporária do Direito à Cidade do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal. Foi o presidente da gestão fundadora do CAU/CE (2011-2014). Na segunda gestão do Conselho (2015-2017), foi suplente de conselheiro do CAU/BR, tendo desenvolvido atividades na Comissão de Política Urbana e Ambiental. Atuou ainda como especialista, por indicação do Plenário, na Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional, que tem função de discutir resoluções conjuntas com Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Assumiu no dia 1º de janeiro de 2018, a presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

 

Roberto Simon [BRA]

Vice-presidente da UIA Região III

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1981), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (2010). Foi Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professor Visitante da Universidade da Virginia (UVA) e Professor Substituto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conselheiro Federal do CONFEA de 2002/2004, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SC gestão 2000/2001 e Vice-Presidente Nacional do IAB/DN por dois mandatos 2002/2006. Membro do Conselho Superior da União Internacional de Arquitetos - UIA, representando a Região III - Américas, eleito na Assembleia Internacional em Berlim 2002/2008. Atualmente é arquiteto sênior da studio/domo arquitetura & design ltda. Representa as Américas nas Comissões de Concursos Internacionais e Novas Estratégias da UIA e ocupa a Diretoria de Relações Internacionais da AsBEA/DN. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

 

Josemeé Gomes de Lima [BRA]

Coordenadora da CPP – Comissão de Politica Profissional do CAUBR

JOSEMÉE GOMES DE LIMA, Arquiteta e Urbanista formada em 1986 pela Universidade Feder doal de Alagoas, com especialização em Transportes e Engenharia de Tráfego. Trabalhou na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, integrou a Agência Reguladora de Serviços do Estado de Alagoas, atuou na coordenação de Transportes Metropolitanos e foi a superintendente de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Transportes e Desenvolvimento Urbano do Estado de Alagoas, viabilizando melhorias qualitativas nas áreas de vulnerabilidade social. Conselheira Federal do CAU/BR pelo estado de Alagoas desde 2015. Coordenadora da Comissão de Política Profissional do CAU/BR e membro da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR.

 

André Luís Queiroz Blanco [BRA]

Coordenador da CDP – Comissão de Desenvolvimento Profissional do CAUSP

Graduado em Arquitetura e urbanismo pela FAU PUC Campinas.
Especialista em Arquitetura Bioclimática e Arquitetura e Urbanismo e Sustentabilidade pela UPC – Universidad Politécnica da Catalunha.
Mestre em Geociências pela UNICAMP.
Professor e coordenador do EMAU do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP de Piracicaba (1995/2007).
Pesquisador da Catedra Unesco de Desenvolvimento Sustentavél-Arquitetura de Terra, CRATERRE-Grenoble/UNIMEP-Piracicaba (1995/2007).;
Professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNAR, Araras (2007/2013); Professor e coordenador do EMAU, UNIP, Limeira;
Professor convidado e Coordenador do Curso: “ A Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo em Barcelona, UPC – IAT desde 1997;
Diretor Presidente do IAT - Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total; Diretor da TEIA – Tecnologia, Ensino, Inovação e Aprendizado;
Diretor adjunto de Tecnica e Pesquisa do SASP – Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo;
Coordenador da CDP – Comissão Especial de Desenvolvimento Profissional do CAUSP;

 

Carmen Silva Ferreira [BRA]

Líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC)

Baiana, 59 anos, mãe de 8 filhos, retirante que dormiu nas ruas de São Paulo no início dos anos 1990 e tornou-se líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) de São Paulo, um dos maiores movimentos organizados de moradia urbana do Brasil. Já ganhou inúmeros prêmios, entre eles o da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (pela petulância em devolver vida a prédios abandonados no coração da capital paulista); o de melhor atriz, por Era O Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé, que conta a história da ocupação do hotel dos anos 1950, o Prêmio APCA e mais outros nos festivais do Rio de Janeiro, San Sebastián e Rotterdam.

 

Ares Gabàs Masip [ESP]

Chefe do Departamento de Resiliência Urbana da Prefeitura de Barcelona

Ares Gabàs Masip. Chefe do Departamento de Resiliência Urbana da Câmara Municipal de Barcelona desde novembro de 2013. Responsável pelo desenvolvimento da estratégia e projetos de resiliência. Trabalho para a cidade de Barcelona desde 2006. A experiência de trabalho anterior inclui o desenvolvimento de projetos espaciais públicos na 22@Barcelona, órgão municipal responsável pelo projeto de regeneração urbana de uma antiga área industrial da cidade, o Distrito 22@.
Arquiteta da Escola de Arquitetura de Barcelona (2005), UPC (Universidade Politécnica da Catalunha), também colaborei com vários estúdios de arquitetura e arquitetura paisagística desenvolvendo projetos sobre espaço público, planejamento urbano e arquitetura.

 

Robert de Paauw [ESP]

Arquiteto e Urbanista máster pela E.T.S.A.B.

Arquiteto e urbanista máster pela E.T.S.A.B. Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona é professor convidado e palestrante em universidades europeias e latino-americanas, lidera o escritório internacional recém-criado DE PAAUW ARCHITECTURE com sedes em Barcelona, São Paulo e Changzhou. Em sua trajetória de mais de 25 anos como sócio e fundador do escritório Jansana, de la Villa, de Paauw Arquitectes obteve importantes reconhecimentos como o Prêmio Europeio ao Espaço Público Urbano 2012, o Prêmio Cidade e Paisagem FAD 2019 ou a seleção de projetos na Bienal de Arquitetura de Veneza para o Pavilhão da Espanha em 2016 e para o Pavilhão do Brasil em 2018, entre outros.

 

Cristina Gamboa [ESP]

Arquiteta e Urbanista pela LaCol

Arquiteta Urbanista da LaCol, Estudou arquitetura na ETSAB (UPC) e na Universidade de Stuttgart. Sócia co-fundadora da Lacol, onde participa principalmente de projetos de arquitetura e desenvolvimento de modelos habitacionais cooperativo. Atualmente é professora na ETSAB e na Architectural Association.

 

Paulo Henrique [BRA]

Sebrae - São Paulo

Formado em gestão ambiental Especialização em responsabilidade social corporativa.
Aprovado no MBA de Estratégias de Crescimento para Pequenos Negócios Escola Superior de Empreendedorismo (Sebrae).
Atuando há área de gestão de micro e pequena empresas há 12 anos.

 

Monique Toledo Salgado [BRA]

Programa Melhorias Habitacionais - Ministério Do Desenvolvimento Regional MDR

Monique Toledo Salgado, Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenheira Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ocupante do cargo efetivo de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia (MPDG), em exercício no Ministério do Desenvolvimento Regional. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora-Geral de Melhoria Habitacional no Departamento de Urbanização da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), atuando no planejamento, gestão e acompanhamento de ações de melhoria habitacional no âmbito da habitação de interesse social, bem como atuando na gestão e acompanhamento da produção habitacional de interesse social em municípios até 50 mil habitantes. Foi Gerente de Projeto na SNH de 2018-2019 no gerenciamento e acompanhamento de produção habitacional de interesse social em municípios de até 50 mil habitantes. Atuou como Assessora Técnica na SNH de 2012 a 2018 na área de desenvolvimento institucional e cooperação técnica, também desenvolvendo atividades na área de planejamento, gestão orçamentária e financeira, atendimento à órgãos de controle, contratação de estudos e pesquisas na área de habitação social entre outras atividades. Anteriormente, teve o exercício descentralizado no Ministério da Integração Nacional (MI) trabalhando no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
Trabalhou na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) como consultora em avaliação de pesquisas, bem como na elaboração de termos de referências para subsidiar contratação de novas pesquisas para o Programa de Pesquisas em Saúde e Saneamento da FUNASA. Também atuou como Engenheira Civil e Assessora na Prefeitura Municipal de Vitória, em especial no acompanhamento de projetos e estudos relacionados com planos de urbanização, saneamento e desenvolvimento integrado em áreas de assentamentos precários e gerenciamento de contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Vitória e Agentes Financiadores (Ministério das Cidades, BNDES, BID).

 

Lacol [ESP]

Cooperativa de Arquitetos

Lacol é uma cooperativa de arquitetos que trabalham no distrito de Sants, em Barcelona. Trabalhamos da arquitetura à transformação social, usando-a como uma ferramenta para intervir criticamente no ambiente mais próximo. Paralelamente à sociedade, agir de forma justa e solidária e começar por um sistema horizontal de trabalho. Acreditamos que a maneira de transformar a cidade é através da participação ativa das pessoas que a habitam e da ação proposicional. Trabalhamos nos interesses relacionados à qualidade de vida de todas as pessoas que compartilham a cidade. A contribuição do arquiteto é feita dentro do movimento urbano, como mais uma parte dessa engrenagem, ajudando a traduzir as preocupações dos cidadãos e traduzi-las em papel; fornecendo critérios para a definição de objetivos e estratégias, bem como ferramentas para definir e comunicar ideias através do desenho gráfico, etc. Incentivamos, entre outros, o debate e discussão sobre os usos dos espaços e a gestão de espaços urbanos, modelos urbanos, participação e recuperação do patrimônio.
A Lacol desenvolve sua atividade nas seguintes linhas de trabalho: Arquitetura (novo trabalho e reforma), Urbanismo, Participação Urbana, Políticas habitacionais e impulso de modelos habitacionais cooperativos, Cenografia e sistemas de exposições, Ensino. Lacol são, Arnau Andrés, Eliseu Arrufat, Ari Artigas, Carles Baiges, Anna Clemente, Lali Daví, Cristina Gamboa, Ernest Garriga, Mirko Gegundez, Laura Lluch, Lluc Hernadez, Pol Massoni, Jordi Miró e Núria Vila.