Campinas recebe “CAU Presente nos Municípios” e “Capacita AU” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Campinas recebe “CAU Presente nos Municípios” e “Capacita AU”

Publicação

21.12.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Campinas recebe “CAU Presente nos Municípios” e “Capacita AU”

A cidade de Campinas recebeu, no último dia 17/12, duas atividades, organizadas pela Comissão de Relações Institucionais do CAU/SP. O projeto “CAU Presente nos Municípios”, ocorrido no período da manhã, contou com a presença de 24 participantes, que representaram a Prefeitura de Campinas, Pedreira, Engenheiro Coelho, Hortolândia e Americana, além de representantes da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e Emplasa. Na ocasião, o prefeito de Campinas foi representado pela Secretaria Interina de Planejamento e Urbanismo, Sonia Barrenha.

A primeira palestra, realizada por membros da Prefeitura de Campinas, tratou da questão da ARI (Aprovação Responsável Imediata) – sistema de emissão de alvará que tem como objetivo desburocratizar, reduzir os custos operacionais e agilizar a regularização das propriedades.

A segunda foi proferida por representantes da Emplasa e abordou o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) – instrumento legal de planejamento que estabelece as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento e crescimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população, a partir do Estatuto da Metrópole.

Estiveram presentes na atividade: o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior; a Coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina, Anitta Afonso Ferreira; o Coordenador Adjunto de Fiscalização, Paulo Marcio Filomeno Mantovani; a Coordenadora Adjunta da Comissão de Acessibilidade e membro da Comissão de Fiscalização, Mel Gatti de Godoy Pereira; a integrante da Comissão de Planejamento e Finanças, Fernanda Menegari Querido; a integrante da Comissão de Relações Institucionais, Eleusina Lavor Freitas; bem como o subgerente regional do CAU/SP na cidade de Campinas, Vitor Chinaglia.

CAPACITA ARQUITETO E URBANISTA
No período da tarde, aconteceu a retomada da atividade “Capacita Arquiteto e Urbanista”, que tem o objetivo oferecer aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo treinamento gratuito em áreas diversas.

Foram realizadas três palestras com a presença de aproximadamente 40 profissionais. A primeira palestra tratou de Mobilidade e Permeabilidade Urbana e contou com a participação de um representante da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

A segunda palestra foi ministrada pela conselheira do CAU/SP Mel Gatti de Godoy Pereira, abordando o tema da Acessibilidade. Na oportunidade, foi destacada a necessidade de difusão das informações a respeito do Desenho Universal, tanto no que se refere às questões legais relacionadas ao atendimento das exigências vigentes, bem como no preenchimento de Registro de Responsabilidade Técnica – RRT.

Encerrando as atividades do dia, a conselheira do CAU/SP Miriam Addor apresentou palestra sobre administração de empresas de Arquitetura e Urbanismo. Entre os pontos ressaltados, a importância da capacitação dos profissionais na área de gestão, a fim de possibilitar o crescimento de forma duradoura e consistente dos negócios.
Em 2019, novas atividades devem ocorrer nas demais regionais do Estado de São Paulo.

 

Publicado em 21/12/20185
Da redação 

Publicação

21.12.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo