“Capacita Arquiteto e Urbanista” encerra atividades de 2017 em Ribeirão Preto – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

“Capacita Arquiteto e Urbanista” encerra atividades de 2017 em Ribeirão Preto

Publicação

30.11.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

“Capacita Arquiteto e Urbanista” encerra atividades de 2017 em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto será a última cidade a receber o evento “Capacita Arquiteto e Urbanista” este ano, a semana ocorrerá entre os dias 11 e 15/12.

Como nos demais eventos, o objetivo desta iniciativa é oferecer aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo treinamento gratuito nas áreas de permeabilidade e mobilidade urbana, tecnologia BIM, inspeção predial e sistema LSF.

As entidades Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Concreto Estampado (ABRACE), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), Associação Brasileira dos Fabricantes de Placas de Concreto para Pisos e Revestimentos (ABRASPLAC), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e os sindicatos Sinaprocim/Sinprocim (indústria de produtos de cimento) são parceiros desta iniciativa.

Apoia a semana de capacitação a Fundação Armando Alvares Penteado – Ribeirão Preto

O “Capacita Arquiteto e Urbanista” é gratuito e prevê a emissão de certificados aos participantes.
Local: FAAP
Av. Independência 3670, Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP

As inscrições devem ser feitas por meio do link:
http://goo.gl/wLPkTU

 

Programação

11/12 – 18h às 22h – Workshop “Soluções para cidades: mobilidade e permeabilidade urbana” – ABCP

Ministrado por Ricardo Humberto Moschetti, Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie com extensão em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes e MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Estratégia de Mercado. Gerente Regional do Estado de São Paulo da Associação Brasileira de Cimento Portland.

O Workshop tem o objetivo de apresentar a arquitetura de produtos, diretrizes de projeto e execução de passeios com sistemas à base de cimento (Placas de concreto, Pavimento Intertravado, Concreto moldado in loco, Concreto estampado, e Ladrilho hidráulico). Contextualiza a importância do passeio público diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana e apresenta melhores práticas de aplicação. Além disso, aborda conceitos e aplicações dos pavimentos permeáveis, solução inovadora que impacta a microdrenagem urbana.

12/12 –19h às 21h – Palestra “Inspeção Predial” – IBAPE

Ministrada por Vanessa Pacola Francisco, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Guarulhos (UnG). Pós-graduada em Perícias de Engenharia e Avaliações de Imóveis pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Termografista nível 1. Coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP Biênios (2012 – 2013) (2014 – 2015). Colaboradora de comissões de certificações de construtoras e da ABNT. Responsável pela coordenação e elaboração das Cartilhas “Inspeção predial: A saúde dos edifícios“, “Inspeção predial: Prevenção e combate a incêndios”, “Inspeção Predial: Acessibilidade”, Inspeção Predial: Mecanização” e “Inspeção Predial: Equipamentos e Espaços de Lazer”. Responsável pela coordenação da 3ª. revisão do Livro de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2012). Relatora da 3ª. Revisão da Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP (2011). Responsável pela coordenação (gestão 2014/2015) “Inspeção predial: Sistemas e Elementos Complementares; Colaboradora na revisão da 2ª. Edição da “Inspeção Predial: Acessibilidade”; Construções. Especialista em acessibilidade. Especialista em perícias relacionadas a plágio arquitetônico. Ministra cursos e palestras sobre Inspeções Prediais, vistoria de vizinhança e acessibilidade com enfoque em perícias. Sócia da Foco Consultoria.

13/12 – 19h às 21h – Demonstração “ArchiCAD: o BIM aplicado aos projetos de Arquitetura” – GRAPHISOFT

Ministrada por Mairon Magrini, Arquiteto e Urbanista, formado em 2015 em Ribeirão Preto. Atualmente desenvolve pesquisa de Mestrado em BIM pela Escola Politécnica da USP/SP. É Treinador Certificado pela GRAPHISOFT desde 2014 e vem atuando, desde então, como colaborador e consultor na área de BIM em escritórios de Ribeirão Preto e em São Paulo.

14/12 – 19h às 22h – Palestra “Arquitetura Sustentável” – GT Meio Ambiente CAU/SP

Ministrada por Mirtes Maria Luciani, arquiteta e urbanista, professora universitária, pesquisadora na área de águas urbanas, professora convidada da Fundação Vanzolini. Diretora da Luciani & Associados Arquitetura e coordenadora do GT Meio Ambiente do CAU/SP.

15/12 – 19h às 21h – Palestra “O Sistema Light Steel Frame: conceito e boas práticas no mercado brasileiro” – ABCEM

Ministrada por Heloísa Pomaro, Arquiteta Urbanista, especializada em Wood Frame, Light Steel Frame e Sistemas Construtivos Ecoeficientes. Sócia e diretora da Construtora Micura Steel Frame onde direciona o seu trabalho para o uso de tecnologias integradas e na capacitação de profissionais especializados na criação e execução de projetos em Light Steel Frame. Heloisa ocupa hoje um lugar de destaque na implantação de projetos de construção à seco no cenário nacional.

A palestra consiste em apresentar aos participantes os conceitos de sistema integrado Light Steel Frame, seus componentes, o processo de criação arquitetônica e o processo da obra em LSF. Serão apresentados também cases de obras em LSF.

Mais informações através do e-mail institucional@causp.gov.br ou pelos telefones (11) 3014-5955 / (11) 3014-5964.

 

Publicado em 30/11/2017; Atualizado em 06/12/2017. 
Da redação

Publicação

30.11.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo