CAU/BR aprova participação do CAU/SP em projeto piloto de Acreditação de cursos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR aprova participação do CAU/SP em projeto piloto de Acreditação de cursos

Publicação

13.12.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR aprova participação do CAU/SP em projeto piloto de Acreditação de cursos

Conselheiros federais do CAU/BR reunidos em Brasília/DF. Imagem: CAU/BR

Reunidos na 85ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, em Brasília/DF, nesta quinta-feira, dia 13/12, os conselheiros federais aprovaram a participação do CAU/SP na construção do Projeto Piloto de Acreditação para cursos de Arquitetura e Urbanismo. O Projeto do Sistema de Acreditação de Cursos foi aprovado pelo CAU/BR em 2016 e prevê a adesão voluntária das Instituições de Ensino Superior para uma certificação de qualidade acadêmica.

No dia 20/09, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP aprovou por unanimidade minuta de convênio de cooperação técnica entre o Conselho paulista e o CAU/BR para desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação e execução do Projeto Piloto. Em seguida, em 26/09, um seminário interno na capital paulista discutiu o Projeto, que tem como objetivo ser instrumento de estímulo a qualidade do ensino na graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O CAU/SP aprovou a participação na iniciativa durante sua 10ª Reunião Plenária Ordinária de 2018, ocorrida em São Paulo/SP, no dia 25/10.

Andrea Vilela, Conselheira representante das Instituições de Ensino e Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, ressalta o caráter pioneiro da iniciativa na área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. “O Projeto de Acreditação vai contribuir e fomentar qualidade do ensino em todo o país”, acredita.

A certificação vai ocorrer a partir de critérios de atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do documento Perfis da Área & Padrões de Qualidade para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e a verificação dos itens relativos a uma formação profissional considerada de qualidade, entre outros.

O Brasil tem cerca de 700 cursos de Arquitetura e Urbanismo, com mais de 20% concentrados no Estado de São Paulo, segundo o Ministério da Educação. O CAU/SP trabalha com a estimativa de aproximadamente 5 mil novos profissionais formados a cada ano.


Publicado em 13/12/2018
Da redação

Publicação

13.12.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo