CAU/BR e CAU/SP se reúnem com Itamaraty para discutir exportação de serviços de Arquitetura – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR e CAU/SP se reúnem com Itamaraty para discutir exportação de serviços de Arquitetura

Publicação

31.01.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR e CAU/SP se reúnem com Itamaraty para discutir exportação de serviços de Arquitetura

Da esquerda para a direita: Diretor do Departamento de Serviços e Indústria do Itamaraty, Luiz Cesar Gasser; o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior; o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; e o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, Fernando Márcio de Oliveira

Arquitetos e urbanistas brasileiros vêm se destacando cada vez mais no cenário internacional. Com o objetivo de transformar esse reconhecimento em uma maior participação do país no mercado exterior, CAU/BR e CAU/SP promoveram uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores para discutir a promoção de ações de capacitação dos profissionais e empresas do setor para que possam vender serviços de Arquitetura e Urbanismo em outros países.

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, e o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, Fernando Márcio de Oliveira, foram recebidos pelo diretor do Departamento de Serviços e Indústria do Itamaraty, Luiz Cesar Gasser.

Foram apresentadas as iniciativas do CAU/BR e do CAU/SP na área, como a realização de oficinas de capacitação, seminários internacionais e convênios.

Desde 2017, o CAU/BR já promoveu o treinamento de mais de 300 profissionais em várias cidades do país com as Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior. Foram também firmados 13 acordos de cooperação com organizações de arquitetos e urbanistas de países da América do Norte, Europa, Ásia e África. Em 2018, foi firmado um convênio com o CAU/SP para apoiar projetos de internacionalização da Arquitetura Brasileira.

Parcerias

O diretor do Departamento de Serviços e Indústria do Itamaraty, Luiz Cesar Gasser, reconheceu a Arquitetura brasileira como um produto de qualidade a ser exportado, e com grande potencial de crescimento.

“O objetivo do CAU/BR é criar novos mercados para os arquitetos e urbanistas brasileiros, que vêm ganhando cada vez mais projeção no cenário internacional com grandes conquistas, como o Prêmio do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, e convites para exposições de grande destaque, como a Bienal de Veneza”, afirmou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

Na reunião, propôs-se ao Ministério das Relações Exteriores a integração de ações na área de exportação e apoio à continuidade do programa Built by Brazil, programa conjunto da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e da Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil, do governo federal), que já ajudou a prospectar os mercados de Colômbia, Paraguai e Peru, entre outros.

“Nossa intenção é reforçar a importância da continuidade do programa, mantendo as ações para internacionalização da Arquitetura brasileira”, disse o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Márcio de Oliveira.

O presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, destacou que 65% dos serviços exportados do setor têm origem no Estado de São Paulo.

“O CAU/SP já promoveu diversas rodadas de negócio, encontros com autoridades estrangeiras e eventos, contribuindo para consolidar nossa autarquia como referência nesse tema”, afirmou.

Publicado em 31/01/2020
Fonte: CAU/BR

Publicação

31.01.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo