Seminário Archinexus vai debater novos caminhos para arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário Archinexus vai debater novos caminhos para arquitetos e urbanistas

Publicação

30.06.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário Archinexus vai debater novos caminhos para arquitetos e urbanistas

Desenvolvimento e valorização da Arquitetura e do Urbanismo estarão em pauta na próxima quarta-feira, dia 1º julho, no I Seminário Virtual Archinexus.

O evento promovido pela Comissão de Política Profissional do CAU/BR visa a avaliar tendências e promover prospecções, de forma transversal e interdisciplinar, para entender a atuação do arquiteto e urbanista no futuro pós-pandemia.

O objetivo é promover a organização profissional em redes de conexões e nexos entre os diversos atores da cadeia da construção civil.

A transmissão ao vivo começa às 14h de quarta-feira, no canal do CAU/BR no Youtube.

Inscreva-se aqui

“Precisamos desmistificar que arquiteto só projeta para a elite, ele projeta para todos. Nós arquitetos e urbanistas somos responsáveis pela cidade, temos a atribuição de planejar, executar e promover uma cidade melhor. Não podemos fugir dessa função, e entendemos que existem novas possibilidades de atuação”, afirma a conselheira do CAU/BR Josemée Lima, coordenadora da CPP.

“Entendemos então que a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social é um nicho de mercado interessante e criamos o Seminário Archinexus para estudar como colocar em prática projetos empreendedores”.

O seminário será composto por quatro mesas de debates, com três convidados e um mediador cada, e duração de quarenta minutos.

Arquitetos e urbanistas poderão interagir com os debatedores via chat da transmissão. Serão debatidos a ressignificação dos negócios na Arquitetura e Urbanismo; gestão e operação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social; programa de crédito para obras em áreas carentes; e caminhos para um futuro comum e mais saudável.

Este será o primeiro Seminário Archinexus totalmente online. Desde o ano passado, a Comissão de Política Profissional do CAU/BR – em parceria com o CAU/SP, CAU/PA e CAU/SE – já promoveu três seminários com o mesmo tema em São Paulo, Belém e Aracaju (veja abaixo).

Estes eventos contaram com a participação de arquitetos e empreendedores que estão desbravando novas áreas de atuação para os profissionais da construção civil, como o Programa Vivenda, de São Paulo, que realiza pequenas reformas na periferia da cidade.

Em São Paulo, a arquiteta e urbanista espanhola Cristina Gamboa falou sobre o trabalho de uma cooperativa de arquitetos e urbanistas de Barcelona.

Em Belém e Aracaju, o conselheiro do CAU/SP André Blanco, coordenador da Comissão de Desenvolvimento Profissional, promoveu oficinas sobre sobre prototipagem de ideias e planos de negócios em Arquitetura e Urbanismo.

Saiba mais sobre o Archinexus em São Paulo

Saiba mais sobre o Archinexus em Belém

Saiba mais sobre o Archinexus em Aracaju

Publicado em 30/06/2020
Fonte: CAU/BR

Publicação

30.06.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo