CAU/SP promove alinhamento nas atividades da Fiscalização – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP promove alinhamento nas atividades da Fiscalização

Publicação

11.01.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP promove alinhamento nas atividades da Fiscalização

 

 

No dia 20/12, os fiscais visitaram três edifícios na zona oeste da capital paulista: um condomínio horizontal residencial, um vertical residencial e um condomínio horizontal comercial.

O objetivo deste alinhamento foi aperfeiçoar o modo de abordagem dos síndicos e os procedimentos para cobrança dos documentos pertinentes.

Atividades habituais como a reforma de um apartamento que pode ter impacto estrutural no edifício precisam do acompanhamento de um responsável técnico: um arquiteto ou engenheiro. É tarefa do CAU/SP fiscalizar para que essa atividade técnica tenha o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) correspondente.

Síndicos podem ajudar nesta tarefa, e a atividade do dia 20 foi importante para reforçar esse tipo de orientação nos condomínios. Trata-se de adotar uma estratégia que prioriza uma filosofia de fiscalização “indireta” mas muito mais abrangente, contando com a colaboração dos síndicos.

Alguns dias antes, no dia 17, os fiscais do CAU/SP fizeram um trabalho de campo específico em uma área muito cobrada pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo e pelos cidadãos em geral: a fiscalização de denúncias.

Todos os anos, o CAU/SP recebe centenas de notificações de possíveis irregularidades, como por exemplo, construções produzidas sem um responsável técnico.

Os fiscais foram divididos em 03 grupos, cada um responsável por averiguar a pertinência de uma denúncia. Nessas situações é preciso agir com cordialidade e ser preciso ao cobrar a documentação adequada do responsável pela obra. Essa reciclagem periódica dos agentes é importante para aumentar a eficiência do trabalho.

Leia mais: Em São Paulo, CAU/UFs trocam experiências para aprimorar fiscalização

Publicado em 11/01/2019
Da Redação

Publicação

11.01.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo