CAU/SP participa de reunião sobre a exportação de serviços de Arquitetura para a China – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP participa de reunião sobre a exportação de serviços de Arquitetura para a China

Publicação

28.12.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP participa de reunião sobre a exportação de serviços de Arquitetura para a China

Reunião realizada Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista, em dezembro de 2018.

Uma reunião realizada no último dia 10/12 contou com a participação de representantes do CAU/SP, CAU/BR, ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria do Esporte), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Governo Chinês. O encontro, realizado nas dependências do Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista, teve como ponto principal a discussão sobre o atendimento a oferta de serviços de projeto e construção de equipamentos esportivos apresentada por membros do Ministério dos Esportes da China.

De acordo com o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, que representou o Conselho na atividade, “foram solicitadas informações aos representantes do governo Chinês sobre os passos para o acesso aos documentos relativos às licitações e concursos internacionais para promover a divulgação aos profissionais paulistas”.

A ABRIESP se comprometeu na sequência a intermediar e divulgar os documentos para iniciar os preparativos da participação dos arquitetos e urbanistas na elaboração de projetos para atendimento da enorme demanda relatada. De acordo com os representantes do Governo Chinês presentes na reunião, o país pretende construir 50 mil centros esportivos até 2025.

Na avaliação de Pedro Diniz Coelho, Gerente do Programa Built by Brasil, “a reunião foi excelente pela obtenção de referências diretas de oportunidades para projetos de complexos esportivas nos próximos 7 anos. Foi importante também para a troca de contatos pela indicação de como acessar estas oportunidades pela parceria com arquitetos chineses”. O Programa Built by Brazil é uma iniciativa da AsBEA e Apex-Brasil que visa a construção e promoção da imagem da arquitetura brasileira, assim como a exportação de serviços deste setor.

Para Fernando Marcio de Oliveira, Coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, o destaque do encontro foi a ratificação do interesse dos chineses na participação dos escritórios e da expertise dos arquitetos e urbanistas brasileiros na ação. Segundo Fernando, o trabalho será o de buscar o alinhamento entre os escritórios dos dois países. “Vemos com bons olhos essa parceria”, concluiu.

A expectativa agora é de que se inicie o processo de identificação das demandas na fonte de licitações públicas, seguida do cruzamento de dados da oferta dos membros do Programa Built by Brazil e a formação de consórcios para a apresentação de projetos. Previsto no convênio de cooperação técnica assinado em março de 2018 entre CAU/BR e CAU/SP, a capacitação de escritórios brasileiros para atuação no exterior é vista pelo Conselho paulista como uma importante oportunidade de geração de emprego e renda para os profissionais do setor.

 

Publicado em 28/12/2018
Da redação 

Publicação

28.12.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo