CAU sugere lista de softwares alternativos e gratuitos para Arquitetura – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU sugere lista de softwares alternativos e gratuitos para Arquitetura

Publicação

16.04.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU sugere lista de softwares alternativos e gratuitos para Arquitetura

 
Desde a universidade os profissionais arquitetos e urbanistas são educados a desenvolver projetos e trabalhos em softwares “tradicionais”, pelas parcerias que essas empresas fazem com os laboratórios, ou pela cultura de utilizar um software com ampla gama de usuários.

 
Sim, são programas bons, sem dúvida, e não estamos aqui para criticá-los, mas existe um outro universo alternativo de softwares gratuitos (a maioria ‘open source’) que também podem atender aos profissionais.
 
Alguns são muito similares, outros exigem alguma adaptação do usuário:
 
CAD (substituindo o AutoCAD) temos o LibreCAD e o NanoCAD: o LibreCAD é totalmente gratuito e ‘open source’; o NanoCAD, além dessa versão gratuita, também tem uma versão paga e mais completa.
 
Modelagem 3D (SketchUp, 3DS, V-Ray, Lumion, etc) e render temos o Blender, o Unreal Engine 4 e o Unity , que também são utilizados por grandes estúdios das industrias dos games e cinema.
 
Modelagem 3D e BIM (Revit, ArchiCAD) temos o FreeCAD: possui uma forma própria de trabalho e entra na categoria dos que exigem estudos, mas notavelmente é muito poderoso.
 
Manipulação de imagem (Photoshop) temos o GIMP: extremamente similar e com todos os recursos que você puder imaginar. Também é todo personalizável, o que facilita muito o ‘workflow’.
 
Diagramação de publicações (InDesign) temos o Scribus: ‘open source’ e simples de usar.
 
Vetores (Corel, Illustrator) temos os InkScape: muito conhecido entre designers e ilustradores.
 
Documentos, planilhas e slides (Office) temos o LibreOffice: similar ao pacote de escritório mais popular. Possui todos os recursos necessários para o trabalho.
 
Edição de vídeos (Premiere) temos o LightWorks: já é muito utilizado. Bastante material pode ser encontrado na internet para facilitar no aprendizado.
 
Publicado em 16/04/2020
Fonte: CAU BR / CAU BA / OBARQ

Publicação

16.04.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo