CAU/SP inaugura regional em Campinas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP inaugura regional em Campinas

Publicação

01.08.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP inaugura regional em Campinas

CAU/SP inaugura regional em Campinas
CAU/SP inaugura regional em Campinas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) inaugurou em Campinas, no dia 23 de julho, a sua décima sede regional. A inciativa visa a descentralizar o CAU/SP, aproximando-o dos profissionais de arquitetura e urbanismo de todo o estado. Autoridades, representantes de entidades de classe e profissionais da região prestigiaram a cerimônia.

O presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, afirmou que essa realização é a concretização de um sonho de muito tempo. “Começamos do zero; em pouco tempo promovemos muitas melhorias para a categoria, como essa regional, que a partir de agora é a casa do arquiteto”, disse ele. “Temos questões importantes para ajudar na sociedade como a Reforma Urbana, o Estatuto da Metrópole e políticas de mobilidade urbana. E o CAU tem que fomentar essa discussão, transformando-se no elo de toda a cadeia de produção da construção civil. ‘Arquitetura produzida por arquitetos’ é nosso lema”.

Gustavo Ramos Melo, vice-presidente do CAU/SP, destacou que a regional significa a vinda de um serviço público para a cidade. “É uma autarquia federal. Começamos em 2012 assumindo a missão de ajudar nossa categoria. E hoje inauguramos nossa décima regional. É uma noite muito especial”.

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) núcleo Campinas, Alan Cury, agradeceu a presença dos colegas de profissão e parabenizou o CAU. “Essa inauguração mostra a força da nossa região, o segundo colégio de arquitetos do Estado. E a cidade merece o nosso apoio e o devido trato da coisa pública”.

Secretário de Planejamento de Campinas, Fernando Puppo, também parabenizou o CAU, afirmando que a iniciativa confirma que a região é um polo que agregará a categoria e promoverá transformações. “Desde antes da Ditadura, se discutia a questão da Reforma Urbana, porém esse debate foi barrado. Precisamos retomá-lo. Além disso, é necessária a participação de todos no Plano Diretor de Campinas. E o CAU vai ser importante para isso. Tenho maior orgulho de estar aqui”.

João Verde, Presidente da AREA Campinas (Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas) disse que a conquista é histórica, afinal, foram 70 anos de lutas. Já Paulo Saran, presidente da Associação Regional da Habitação de Campinas (Habicamp), lembrou a importância da data. “É a décima regional, que vem do processo de descentralização do CAU. Deixo votos de sucesso à entidade”.

O diretor financeiro do CAU/SP, Éder Silva, agradeceu a presença de todos, pedindo licença para quebrar o protocolo e convidar Laura Reily, diretora regional do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP) para saudar os convidados.

“Eu estou numa felicidade grande de ver a casa cheia. Os arquitetos são importantíssimos na sociedade e estávamos precisando desse espaço. É um sonho antigo que hoje se torna realidade”, disse Reily. O vereador Pedro Tourinho, também presente, afirmou que a Câmara Municipal de Campinas se coloca à disposição do CAU/SP para trabalharem juntos na construção de uma cidade melhor.

Andréa Júlia Soares Ganzert, Secretaria Municipal dos Transportes de Limeira, disse estar muito contente com a inauguração das regionais que, segunda, ela, promoverá grandes melhorias nessas dez regiões que recebem o CAU. “É hora dos arquitetos se envolverem na questão da mobilidade urbana. As cidades foram deixadas de lado e precisamos repensá-las, sem esquecer a mobilidade”.

Maurilio Chiaretti, presidente do SASP, destacou a parceria entre CAU/SP e sindicato. “Defendemos a importância do desenho urbano. Essa casa tem a cara de vocês e vai crescer cada vez mais”.

O gerente regional de Campinas, João Gonçalo Eugênio, ressaltou seus compromissos com a categoria. “Eu sou o primeiro servidor dos arquitetos da minha região. Diferente do antigo conselho, o CAU é nacional. Tudo é encaminhado pelo SICAU, onde tecnicamente se resolve tudo. Mas há ações que tem que ser pessoais”.

Estavam presentes também João Carlos Correia, Diretor de Ensino e Formação do CAU/SP; Mário Yoshinaga, Diretor Adjunto de Ensino e Formação; Luciana Rando, Diretora Técnica Adjunta; Joca Vasconcellos, Diretor Administrativo Adjunto, e Pietro Mignozzetti, Diretor Financeiro Adjunto.

Registro para as presenças de representantes da Embrapa, da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA) de Indaiatuba, AEA/Campinas, AEA/Cosmópolis; Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura Valinhos; Secretaria de Planejamento Urbano de Campinas; PUC Campinas; Instituto Ambiente Total Piracicaba; Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste; Prefeitura de Limeira; Febrae; Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campinas; Deputado Estadual Beto Trícoli; Deputado Federal Roberto Simões, e Rogério Bezerra da Silva, representando o vereador Pedro Tourinho.

A regional do CAU/SP em Campinas atende na rua Bernardo José Sampaio, 260, Botafogo.

Veja algumas imagens. Confira mais registros no Facebook do CAU/SP http://www.facebook.com/causpoficial [nggallery id=18]

Da redação

 

Publicação

01.08.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo