CAU/SP inaugura regional em Santo André – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP inaugura regional em Santo André

Publicação

13.05.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP inaugura regional em Santo André

Inauguração regional ABC
Prestigio na inauguração da sede regional do CAU/SP no ABC, em Santo André

No dia 8/05 foi inaugurada, em Santo André/SP, a segunda das 10 sedes regionais do CAU/SP que atenderão aos arquitetos e urbanistas por todo o estado paulista. A cerimônia foi bastante prestigiada por autoridades, representantes de entidades de classe e profissionais da região.

O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, falou sobre a trajetória do Conselho e os desafios no processo de capilarização pelo estado, por meio das 10 regionais. “Apesar da proposta do CAU de ser virtual, a regionais são a maneira que encontramos de chegar até os arquitetos”, afirmou.

O Vice-Presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, destacou que as regionais permitirão a aproximação do CAU não só com os profissionais, mas também com a sociedade. “A sede de Santo André atenderá a todas as cidades da região do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra –. Todos poderão contar com nosso Conselho”, reforçou.

Temos um público de aproximadamente dois mil arquitetos nas sete cidades atendidas pela nossa regional aqui em Santo André, e a procura dos profissionais pelo CAU está muito grande. Já estou com uma demanda de atendimento diário”, comentou a gerente da regional do ABC, Cíntia Zaparolli.  “Em um desses atendimentos, recebi um depoimento: ‘que bom o que CAU veio pra cá, porque estávamos nos sentindo órfãos’”, contou.

Inauguração sede regional ABC
Éder Roberto da Silva, Diretor Financeiro do CAU/SP, Márcia Mallet, Diretora Técnica do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, Vice-Presidente do CAU/SP

“A região é bastante unida e interligada, portanto os projetos que são bons para uma cidade, são vantajosos para todas. O CAU/SP em Santo André será muito bom para toda a região”, destacou o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) do ABC, Luiz Moretti.

O Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (SASP), Maurílio Chiaretti, completou afirmando que o Sindicato apoia todas as iniciativas do CAU/SP de chegar ao interior e de conversar com o arquiteto para atender as demandas locais.

“Nossa experiência em São José dos Campos, a primeira regional inaugurada pelo CAU/SP, está sendo ótima, todos os arquitetos estão muito satisfeitos. Esperamos que aqui também seja assim”, enfatizou Marcia Mallet, diretora Técnica do CAU/SP.

O Diretor Financeiro do CAU/SP, Éder Roberto da Silva, detalhou o trabalho do CAU/SP nas regionais. “Nós teremos um gerente regional, um fiscal, um suporte administrativo, para que o arquiteto possa ter suas demandas resolvidas, equacionadas e encaminhadas. Tudo isso aliado à ação virtual”, explicou.

As regionais são o primeiro passo para despertar o interesse e a participação ativa dos profissionais, na opinião do Conselheiro do CAU/SP, Mario Yoshinaga. Ele lembra que muitos colegas não tiveram a oportunidade de participar de conselhos de classe, como o CAU.

O Conselheiro Eduardo Habu lembrou que a região do ABC concentra muitos profissionais e, apesar de hoje a tecnologia facilitar a comunicação, a descentralização do CAU é muito importante para aproximar o conselho do profissional.

Também estiveram presentes os gerentes regionais do CAU/SP: Giuliana Fitzbeyn (São José dos Campos), José Roberto Rebello (Santos), Wagner Domingos (Bauru), João Gonçalo Eugênio (Campinas); o Ex-Prefeito de Diadema, arquiteto e urbanista Mário Reali; o Deputado Estadual Alex Manente, além de representantes das Associações de Engenheiros e Arquitetos da região (AEA/Rio Grande da Serra, AEA/São Bernardo do Campo, AEA/São José dos Campos, AEA/Cosmópolis, AEA/São Caetano do Sul), da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom/Santo André), além de autoridades representando a Prefeitura de Santo André, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Campinas.

Da redação

Veja mais imagens:

[nggallery id=9]

Publicação

13.05.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo