CAU/SP inaugura regional em Sorocaba – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP inaugura regional em Sorocaba

Publicação

01.08.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP inaugura regional em Sorocaba

Inauguração Sorocaba
É inaugurada a sede regional do CAU/SP em Sorocaba

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) inaugurou em Sorocaba, no dia 16 de julho, a sexta de suas 10 sedes regionais. A iniciativa visa a “descentralizar” o atendimento, aproximando arquitetos e urbanismo da entidade.

O presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, agradeceu o apoio da prefeitura para a instalação do Conselho na cidade e destacou a história de luta para constituir a entidade. “O CAU é um sonho que tínhamos”, disse ele. “Há 30 anos escutamos falar na nossa separação do antigo Conselho. Não nos sentíamos representados e esse divórcio amigável se desencadeou em 2010, no último ato do governo de Lula”.  Monteiro também salientou os objetivos da entidade: “queremos fazer um conselho orientativo. Analisamos que nossa profissão perdeu a pujança que tinha antigamente, mas mostraremos à sociedade para que viemos”.

Gustavo Ramos Melo, vice-presidente do CAU/SP, narrou o contexto que o Conselho surgiu. “Era tudo por fazer, desde CNPJ e abrir conta em banco. Não havia infraestrutura. E, depois de todas essas dificuldades, estamos aqui inaugurando essas regionais” afirma ele. “Essa região está crescendo e aqui passa a ser a casa dos arquitetos; não uma casa burocrática, cartorial, mas um Conselho que discutirá melhorias para a cidade”.

O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, ressaltou que a região só tem a ganhar com um Conselho próximo ao profissional. “É uma autarquia com poderes delegados por lei. Compreendo a importância dos arquitetos para construir uma cidade alegre, colorida, que possa ser desfrutada por todos e fazer com que as relações entre as pessoas sejam mais adequadas”.

O professor Luís Nunes, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da UNISO, também presente na cerimônia, lembrou a importância da instalação das regionais nas cidades ao “renovar o espírito de solidariedade”. Já Luciana Valsechi, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) de Sorocaba, ressaltou a importância do evento. “O CAU é uma conquista e hoje é um dia histórico”.

O diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado São Paulo (SASP), Carlos Kogl, emocionado, disse que “é um sonho de muitos anos reunidos aqui nessa sala, construindo um conselho uniprofissional; ouço desde a década de 1970, quando estava na faculdade, que conseguiríamos nosso próprio Conselho e hoje conquistamos isso”.

Autoridades, representantes de entidades de classe e profissionais da região também prestigiaram a cerimônia. A regional do CAU/SP em Sorocaba atende no Edifício Mondrian Tower, sala 86, na avenida Washington Luiz, 685, no Jardim Estela.

Veja algumas imagens e confira mais registros no Facebook do CAU/SP
[nggallery id=14]

Publicação

01.08.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo