CAU/SP inaugura sua primeira regional em São José dos Campos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP inaugura sua primeira regional em São José dos Campos

Publicação

07.05.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP inaugura sua primeira regional em São José dos Campos

Inauguração da sede São José dos Campos
Conselheiros do CAU/SP participam da inauguração da sede em São José dos Campos

No dia 16 de abril, foi inaugurada, em São José dos Campos, a primeira das 10 sedes regionais do CAU/SP que atenderão aos arquitetos e urbanistas por todo o estado de São Paulo. A cerimônia foi prestigiada por mais de 100 pessoas, entre autoridades, representantes de associações e profissionais da região.

“A região metropolitana de São José dos Campos é grande, conta com cerca de 2 mil arquitetos atuantes e é um ponto estratégico no Vale do Paraíba”, disse o Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro. “A inauguração da sede permitirá a continuidade de nosso trabalho de fiscalização e atendimento aos profissionais de maneira mais eficiente”.

Monteiro também comentou que a proposta é tornar a nova sede um local onde os arquitetos e urbanistas possam se encontrar e tirar dúvidas. O espaço também servirá para conversas com os profissionais realização de palestras, instruções, e colaboração com o ensino.

O Vice-Presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, lembrou que foi na cidade de São José dos Campos, em uma reunião extraordinária do CAU/SP, que as 10 regionais foram aprovadas. Ele ainda comentou que a abrangência do Conselho irá além dos limites da cidade: “É uma grande alegria a inauguração dessa nossa regional. Ela não só atenderá aos profissionais da cidade, como também de todo o Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O nosso objetivo principal é colocar os profissionais próximos do Conselho e da sociedade”, afirmou.

Inauguração SJC
Maurílio Chiaretti, Presidente do SASP; Carlos Vilhena, Presidente da AEA/SJC; Giuliana Fiszbeyn, Gerente da regional São José dos Campos; Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP; Márcia Mallet, Diretora Técnica do CAU/SP; Gustavo Ramos Melo, Vice-Presidente do CAU/SP; e Éder Roberto da Silva, Diretor Financeiro do CAU/SP.

A presença de uma sede do Conselho mais perto era um desejo dos profissionais. Giuliana Fiszbeyn, gerente da regional São José dos Campos, acredita que agora será possível desenvolver esse trabalho mais facilmente: “Apesar de as coisas serem todas online e a proposta do CAU ser toda digital, o pessoal sente falta de ter gente próxima para conversar. E a minha ideia é ir às associações, fazer parcerias com entidades de classe, ir às cidades, onde tiver núcleo do IAB, do sindicato e anteder aos arquitetos e urbanistas”, declarou.

O Vice-Prefeito de São José dos Campos, Dr. Itamar Cóppio, ressaltou a importância do profissional de arquitetura e urbanismo garantiu o apoio da cidade ao Conselho. “Onde há desenvolvimento, planejamento e crescimento, tem arquiteto. Aqui em São José dos Campos, esses profissionais estão sempre presentes e quero convidá-los a continuar participando da organização da cidade. São José dos Campos está de braços abertos!”, reiterou.

O Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo também esteve presente no evento. Maurílio Chiaretti, Presidente da entidade, destacou que o sindicato sempre apoiou e defendeu a construção do CAU e das regionais, pois acredita que é no dia a dia que os arquitetos mais precisam da presença dessas organizações. Ele ainda parabenizou a equipe do CAU/SP, afirmando que não é fácil assumir algo tão grande do zero.

Para José Geraldo Trani Brandão, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA) de Guaratinguetá e da União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (UNAVAP), o CAU é fundamental na região. “É o início de uma longa luta que o CAU terá que traçar agora para aproximar os profissionais do conselho, para tornar mais personalizado o atendimento ao arquiteto e urbanista. E, obviamente, a UNAVAP, que é a união de todas as associações do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, quer muito trabalhar junto. Tudo o que fizermos será sempre em conjunto com o CAU”, disse.

Carlos Vilhena, presidente da AEA de São José dos Campos, comentou que os profissionais eram acostumados a se relacionarem com o CREA na cidade. Porém, agora essa demanda já pode ser suprida pela regional do CAU/SP. Ele também reforçou a parceria entre engenheiros e arquitetos: “Nós andamos juntos, arquitetos precisam dos engenheiros e engenheiros precisam dos arquitetos. Juntos podemos mais”.

Também prestigiaram o evento Eder Roberto da Silva, Diretor Financeiro do CAU/SP; Márcia Mallet, Diretora Técnica do CAU/SP; Gerson Geraldo M. Faria, Diretor Administrativo do CAU/SP.

A próxima regional do CAU/SP será no ABC paulista, na cidade de Santo André, no dia 08/05. O Conselho também terá escritórios em Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Da redação

Veja mais imagens:

[nggallery id=6]

 

Publicação

07.05.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo