CAU/SP realiza 1o Seminário de Fiscalização – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP realiza 1o Seminário de Fiscalização

Publicação

03.05.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP realiza 1o Seminário de Fiscalização

Primeiro Seminario de Fiscalização do CAU/SP

Conhecer os processos de fiscalização e atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP foi o objetivo do seu 1o Seminário de Fiscalização, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no auditório Nelson Carneiro da FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas), na capital paulista.

O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, abriu a atividade saudando os Conselheiros titulares e suplentes que prestigiaram o evento. Afonso destacou que o Seminário também teria o intuito de nivelar as informações a respeito da atividade de exercício profissional. “Nosso objetivo é que todos fiquem a par de tudo que está acontecendo também na Comissão de Exercício Profissional e os passos que o CAU/SP tem dado a respeito da fiscalização”, ressaltou o Presidente.

Em seguida, a diretora técnica do CAU/SP, Conselheira Marcia Mallet Machado de Moura, fez uma apresentação sobre os procedimentos de fiscalização, destacando a estrutura , as leis e portarias que amparam essas ações e demonstrando os fluxos internos.

De acordo com Marcia Mallet, “a fiscalização do CAU/SP deve coibir o exercício ilegal da profissão, orientar para que o arquiteto não infrinja as regras e para que o leigo entenda a importância de ter um arquiteto na sua obra”. Ela também destacou a importância do uso das novas tecnologias. “Nosso Conselho nasceu na era da informática e, por isso, temos acesso a módulos de fiscalização mais modernos, com a possibilidade de usar a base georreferenciada e estabelecer parcerias com órgãos de fiscalização públicos e privados, por exemplo”, citou a diretora.

Na sequencia, o Conselheiro Vitor Chinaglia Junior, Coordenador da Comissão de Exercício Profissional, informou que no último período a Comissão realizou um trabalho de levantamento das necessidades imediatas relacionadas à formalização de processos, atuação de estrangeiros, diretrizes técnicas de processos licitatórios, regulamentação do exercício profissional, sombreamento, atendimento dos processos oriundos do antigo Conselho, normatização de rotinas dos processos e denúncias, entre outras.

O primeiro dia de atividades foi encerrado com uma apresentação sobre VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), realizado pela engenheira Raquel Carlessi, gerente de produtos da empresa Santiago e Cintra. A convidada apresentou os modelos existentes, explicou as possibilidades de utilização e ressaltou que a questão ainda necessita de regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo dia de atividades

Primeiro Seminário de Fiscalização do CAU/SP

Na manhã de quinta-feira, dia 25/04, o arquiteto e advogado Carlos Américo Kogl, funcionário do CAU/SP, fez uma apresentação detalhada sobre as documentações relacionadas ao exercício profissional, como certidões, RRTs e registros de Pessoa Jurídica..

Finalizando o Seminário, o Conselheiro Federal José Roberto Geraldine Junior, apresentou aos participantes o projeto piloto de cooperação, realizado pelo CAU/SP em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto. Geraldine Junior lembrou que o termo é o pioneiro no País e foi assinado em dezembro de 2012, estabelecendo o cruzamento de dados dos alvarás emitidos pela Prefeitura com os processos de RRTs administrados pelo CAU/SP.

Segundo o Conselheiro, o projeto está tendo ótimo desenvolvimento e passa no momento por ajustes para adequação de tecnologia de informação. “Nos parece uma ferramenta muito poderosa que, a medida que seja possível utilizar, será muito importante. Por isso, estamos mapeando a estratégia nesse projeto piloto para identificar e fazer os ajustes necessários para expandir a experiência”, disse.

Na avaliação do Presidente do CAU/SP, o Seminário foi importante para dar oportunidade aos Conselheiros titulares e suplentes de aprofundar seus conhecimentos a respeito do tema. “Vamos repetir essa experiência sempre que possível”, finalizou Afonso.

Da redação

Publicação

03.05.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo