Comissão do CAU/SP convida profissionais a participarem de 6ª Conferência das Cidades – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Comissão do CAU/SP convida profissionais a participarem de 6ª Conferência das Cidades

Publicação

24.03.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Comissão do CAU/SP convida profissionais a participarem de 6ª Conferência das Cidades

Museu Nacional, Brasília
A 6ª Conferência Nacional das Cidades vai ser realizada em junho de 2017 na capital federal. Imagem: Leandro Neumann Ciuffo/FlickrCC.

 

Marcada para junho de 2017, a 6ª Conferência Nacional das Cidades será um fórum de participação da sociedade civil na definição de políticas públicas urbanas.

Na edição deste ano, o tema central é “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, com o lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

As etapas preparatórias já começaram, com a realização de conferências municipais — para a cidade de São Paulo, as preparatórias iniciam-se nas subprefeituras – e das conferências estaduais (confira o cronograma abaixo) poucos meses depois.

Nesses encontros, além da discussão dos temas propostos para a Conferência Nacional, os participantes devem eleger delegados, que vão exercer o direito de voto no encontro marcado para junho de 2017 em Brasília.

Na capital federal, serão eleitas as entidades integrantes da gestão 2017-2020 do Conselho das Cidades, órgão colegiado que reúne representantes do poder público e da sociedade civil, com caráter deliberativo e consultivo, e que faz parte do Ministério das Cidades.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e o CAU/BR, além do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) já fazem parte do Conselho das Cidades (gestão 2014-2017).

A participação do CAU/SP e dos arquitetos

O CAU/SP, através de uma comissão especial criada para acompanhar a participação no evento, quer marcar presença na 6ª Conferência Nacional das Cidades.

O Conselho está trabalhando por uma participação expressiva dos arquitetos nestas Conferências, no intuito de habilitar a cidade na sua função social: inclusão, direito de propriedade e acessibilidade.

Igualmente aos ciclos anteriores, o processo da 6ª Conferência começa com a realização das Conferências Municipais, que deverão ocorrer até 05 de julho de 2016. Estas discutem os mesmos pontos de pauta da Conferência Nacional, apontando demandas para o município, mas elencando os elementos para a formulação das políticas nacionais e elegendo delegados para as Conferências Estaduais.

A Comissão do CAU/SP para a 6ª Conferência Nacional considera fundamental a participação dos profissionais para que sejam eleitos o maior número de delegados para as Conferências Estaduais, que é a porta de entrada no processo, consolidando a participação do arquiteto na sociedade.

“Para o CAU/SP, participar nestas Conferências significa levar a visão dos arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo, agindo diretamente nas políticas públicas para as cidades”, avalia a Comissão.

A Comissão Especial de Organização da Participação do CAU/SP na 6ª Conferência das Cidades é composta pelos arquitetos e urbanistas Claudete Aparecida Lopes (coordenadora), Claudio Barbosa Ferreira (coordenador adjunto), José Renato Soibelmann Melhem, Márcia Regina de Moraes Dino de Almeida e Nancy Laranjeira Tavares de Camargo (membros titulares). Marcia Mallet Machado de Moura e Silvio Antonio Dias são membros substitutos.

Cronograma

Etapa municipal – de 1º de janeiro de 2016 a 5 de julho de 2016
Etapa estadual – de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017
6ª Conferência Nacional das Cidades – 05 a 09 de junho de 2017

Mais informações: Portal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Confira o Material de Apresentação da 6ª Conferência
Conferência Estadual em SP: e-mail: 6cecidades.sp@gmail.com

Publicado em 24/03/2016
Da Redação

Publicação

24.03.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo