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Confira as propostas selecionadas no edital de “Boas Práticas no Ensino e Formação”

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O CAU/SP concedeu, no último dia 21, menção honrosa aos cinco projetos pedagógicos selecionados no âmbito do edital “Boas Práticas no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo”.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão técnica formada por conselheiros da Comissão de Ensino e Formação, com base nos critérios de interdisciplinaridade, inovação e criatividade, destaques pedagógicos, resultados obtidos, e de coerência entre a proposta pedagógica e os produtos.

O edital foi lançado com o objetivo de selecionar e reconhecer os trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino superior no Estado de São Paulo.

Os docentes responsáveis pelas “boas práticas” receberam o certificado durante o II Seminário Nacional sobre Ensino e Formação – SENASEF, integrante da Semana de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP, realizado na capital paulista.

Clique nos links abaixo para ter acesso ao relatório detalhado de cada prática de ensino:

 

1) Fundamentos de projeto;

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Nome do docente: Rafael Antonio Cunha Perrone

Descrição: “A proposta da disciplina foi de reunir, num só programa, as disciplinas de diversas áreas do Departamento (Projeto, Planejamento, Desenho Industrial,  Paisagismo e Programação visual). Ela teve o encargo de construir um programa para o ensino dos fundamentos, que retomasse a visão integradora da noção de projeto, a qual sempre norteou a formação dos alunos da escola.”

 

2) Arquitetura Urbana a partir da matriz pública proposta;

Escola: Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE

Nome do docente: Lizete Maria Rubano e Antonio Fabiano Junior

Descrição: “Reflexão crítica e propositiva pelo projeto – projeto de desenho urbano e de arquitetura pública – sobre a complexidade do(s) território(s) da cidade (maneira de uso, experiência, apropriação e forma urbana) por meio de fundamentação de questões percebidas empírica e amparadas teoricamente, a partir da identificação de temáticas provenientes da área de estudo e experimentação projetual que representam alguns dos desafios sociais e territoriais contemporâneos da metrópole”.

 

3) Jogos para aprender Arquitetura;

Escola: Universidade Paulista – UNIP

Nome do docente: César Augusto Sartorelli

Descrição: “A proposta pedagógica propôs a criação de jogos de tabuleiro como design de interação, que permita a fixação de conteúdos e a transmissão de conhecimentos sobre história da Arquitetura para uso em sala de aula e para atividades futuras e extensão cultural à comunidade externa à Universidade.”

 

4) Inovação pedagógica para aprendizagem significativa através da associação da Análise de Perfil Comportamental (APC) à Aprendizagem baseada em Projetos (PBL);

Escola: Centro Universitário FACENS – FACENS

Nome do docente: Giovanna T. Novellini Brígitte

Descrição: “O objetivo principal desta proposta pedagógica é estimular competências cognitivas, intrapessoais e interpessoais, através de aprendizagem significativa.”

 

5) Detalhes construtivos em madeira – Bases para o projeto de edificações em madeira;

Escola: Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Nome do docente:Mônica Duarte Aprilanti

Descrição: ” Com o objetivo de explorar a utilização da madeira como material construtivo e suas aplicações em projetos, os alunos da disciplina eletiva ‘Bases para o Projeto de Edificações em Madeira’ pesquisaram casos de arquitetura contemporânea a fim de selecionar  exemplos de obras construídas em sistemas e tecnologias diversas.”

Atualizado em 29/11/2019
Da Redação

 

 

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