Conheça as entidades que representam a Arquitetura e Urbanismo no país – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conheça as entidades que representam a Arquitetura e Urbanismo no país

Publicação

04.08.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conheça as entidades que representam a Arquitetura e Urbanismo no país

As instituições de Arquitetura e Urbanismo brasileiras têm importância histórica, reconhecidas pela defesa de causas ligadas à profissão e à categoria e bandeiras nacionais, como a redemocratização do país e a defesa dos direitos políticos.

Essas instituições fizeram parte da luta dos profissionais pela constituição do CAU, e hoje compõem o Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) em âmbito federal ou estadual. Esse colegiado funciona como instância consultiva para o CAU/BR e os CAU/UFs. Em São Paulo, o CEAU/SP se reúne bimestralmente na sede do CAU/SP na capital paulista.

Conheça as instituições abaixo, que compõem o CEAU/SP:

ABAP

O desenvolvimento, a divulgação e a valorização profissional da Arquitetura Paisagística no país são os objetivos da ABAP, fundada em 1976. Em setembro, na capital paulista, a entidade organiza o 4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros.

Captura de Tela (18)

ABEA

O ensino de Arquitetura e Urbanismo é o campo de atuação da ABEA desde 1973. Militando junto ao Ministério da Educação e Cultura, a Associação busca influenciar no processo de avaliação da qualidade do ensino superior e na definição das diretrizes curriculares para os cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Captura de Tela (21)

AsBEA

Também criada em 73, o foco da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura são as empresas, tendo por objetivo fomentar o desenvolvimento das atividades de AU e defender “os direitos e interesses coletivos de seus associados”. A entidade organiza um prêmio anual para selecionar os melhores projetos arquitetônicos, e lançou uma coleção de manuais sobre BIM e outros assuntos afins à AU.

Captura de Tela (17)

IAB-SP

Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo de Melo Saraiva são alguns dos nomes que passaram pela Presidência do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil, uma das mais antigas instituições da AU no país. Fundado em 1943, o IAB-SP tem por finalidade fazer “a defesa da profissão” e representar os arquitetos e urbanistas junto aos “poderes públicos, órgãos paraestatais e outras entidades culturas ou técnicas”.

Captura de Tela (15)

SASP

Criado em 1971, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo tem por foco a defesa dos direitos trabalhistas de arquitetos e urbanistas, bem como dos “interesses profissionais, sociais e políticos da categoria”. Uma de suas frentes de atuação são as campanhas salariais no setor público, local de trabalho de aproximadamente 15% dos profissionais de AU (conforme o censo de 2012 do CAU/BR).

Captura de Tela (19)

Além das entidades acima, o Estado ainda conta com a Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (FAEASP).

FAEASP

Composta por duas centenas de associações de engenheiros, arquitetos e agrônomos distribuídas pelo Estado, a Federação tem uma atividade regular de palestras e cursos técnicos para atualização dos associados. É a entidade mais recente da lista: iniciou suas atividades em agosto de 1979, sendo a única a não fazer parte do CEAU/SP.

Captura de Tela (20)

Publicado em 04/08/2016
Da Redação

Publicação

04.08.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo