Conselho de AU de Buenos Aires visita o CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conselho de AU de Buenos Aires visita o CAU/SP

Publicação

19.03.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conselho de AU de Buenos Aires visita o CAU/SP

Reunião com presidente do CPAU
Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP, e Jorge Horacio Lestard, Presidente do CPAU

No dia 12/03, o Presidente do Consejo Profesional de Arquitectura y Urbanismo (CPAU), o arquiteto e urbanista argentino Jorge Horacio Lestard, visitou o CAU/SP e se reuniu com o presidente, Afonso Celso Bueno Monteiro. Ele veio ao Brasil a convite de Alfredo Garay, palestrante da conferência “A Cidade e o Jovem”, que apresentou a experiência da revitalização da região de Puerto Madero, em Buenos Aires. “A Cidade e o Jovem” é um evento realizado pela ONG Opção Brasil com patrocínio CAU/SP que reúne profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo de diferentes países para explorar possíveis melhorias nos espaços urbanos e para as novas gerações.  Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

O CPAU equivale ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo existente nos estados brasileiros, “mas sua atuação é restrita à capital Buenos Aires”, explicou Lestard.

Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP, e Jorge Horacio Lestard, Presidente do CPAU
Presidente Afonso presenteia Jorge Horacio Lestard com exemplares do livro patrocinado pelo CAU/SP “Mãos à obra”

No encontro houve troca de experiências e informações sobre o trabalho e a atuação dos dois Conselhos. Assim como no Brasil, o Conselho na Argentina existe por força de lei federal e tem como atribuições regulamentar o exercício profissional e fiscalizar da atividade do arquiteto e urbanista. “Para trabalhar, todos os profissionais precisam estar registrados no conselho. Atualmente são cerca de 11 mil arquitetos e urbanistas inscritos no CPAU”, disse o Presidente do Conselho de Buenos Aires.

Além das comissões permanentes de conselheiros que também temos no Brasil, como de Exercício Profissional e de Ética e Disciplina, o CPAU possui as comissões de Formação e de Planejamento. O Conselho portenho também conta com “importantes institutos, que trabalham como observatórios metropolitanos e se dedicam a analisar os problemas urbanos da região metropolitana de Buenos Aires”.

Lestard disse que o tema ‘cidades’ é bastante importante na Argentina, e que é muito bom ter “a oportunidade de participar de um encontro como esse, em que se discutem os problemas das cidades, agregando diferentes pensamentos”.

Segundo ele, a visita ao CAU/SP foi muito oportuna e importante para a integração entre Brasil e Argentina.

 

Da redação

Publicação

19.03.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo