Conselho Diretor – gestão 2015-2017 – CAU/SP

Portal da Transparência

Conselho Diretor – gestão 2015-2017

 

Presidente
Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza

Formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde concluiu também mestrado e doutorado. É professor de projetos na Universidade Mackenzie.

Com extensa obra projetada e construída, tem trabalhos publicados e expostos no Brasil e no exterior e premiados em mostras como a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e no Instituto de Arquitetos do Brasil.
Foi Conselheiro do CREA/SP (1994/2000 e 2003/2009), onde exerceu por duas gestões (1997 e 1998) a Presidência da Comissão de Ética do Conselho. Também por duas vezes, foi Vice presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional (2002/2004 e 2004/2006), alcançando a Presidência Nacional do IAB (2006/2008). Como representante do IAB, foi membro integrante da Comissão que montou o Código de Obras atualmente em vigor em São Paulo, tendo participado, junto ao Poder Público, de várias comissões que tratam da Legislação Edílica e Urbana em São Paulo.
Em 2004, recebeu o título de Personalidade da Arquitetura do Sindicato Nacional da Empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva. No ano seguinte, foi curador da 6° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, um dos maiores eventos mundiais relacionados à Arquitetura. É sócio do escritório Belleza & Batalha C. do Lago Arquitetos Associados.
Atualmente é Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – gestão 2015-2017.





Vice-presidente
Valdir Bergamini

Arquiteto formado pela UNIMAR – Universidade de Marilia. Registrado no CAU-SP sob nº. A 25427 4.  Possui escritório próprio na cidade de Ourinhos, desde 1985, onde desenvolve Projetos Arquitetônicos, Direção Técnica de Obras e Consultoria Urbanística. Foi membro integrante do corpo docente da Escola Profissionalizante SENAC de Marília nas disciplinas de desenho técnico, desenho arquitetônico e maquete nos anos de 1998 a 2003. É presidente da  FAEASP.

 

 

 

 

Diretor Administrativo
Luiz Fisberg

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP Projetos de Unidades Industriais e Administrativas, Núcleos Habitacionais, Restaurantes Industriais, Estações ferroviarias, Auditórios, Residências. Professor na Universidade de Brasília, DF Premiação IAB/SP, Curador da 3ª e 4ª Bienal Internacional de Arquitetura, Júri na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura, Instituto de Arquitetos do Brasil- Direção Nacional, Coordenador da Câmara Especializadade Arquitetura, Comissão Especial de Acessibilidade, Membro do CONPRESP.

 

 

 

Diretora Administrativa Adjunta
Violeta Saldanha Kubrusly

 

Paulistana – Graduada pela FAU/USP, 1979. PhD em Geografia Humana USP-FFLCH, 2001. Pós-Graduação ITC, Holanda – (1990) e Swede Survey, Suécia (1997). Arquiteta concursada e efetiva da PMSP há 37 anos. Especialista em legislação ambiental. Especialista em Geoprocessamento, Modernização Administrativa e Fortalecimento Institucional. Colaboração docente acadêmica em diversos projetos e atividades. Co-autoria em várias publicações sobre Habitação Social.

 

 


Diretor Financeiro

José Borelli Neto

 

Arquiteto e urbanista, mestre, doutorando e consultor. Atua em projetos de residências unifamiliares, edifícios residenciais e conjuntos habitacionais, bem como edifícios comerciais e administrativos, para fins educacionais, para fins da saúde, para fins sociais, recreativos e esportivos, industriais, transportes, além de projetos de urbanização e planos diretores.  Diretor da Borelli e Merigo Arquitetura & Urbanismo.   Atuou em escritórios de São Paulo e Ribeirão Preto. É Professor de Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP e FAAP, tendo lecionado também no Mackenzie e na UMC.  Foi Vice-Presidente, Diretor-Técnico e Científico e  Membro do Conselho Superior da FUPAM; Conselheiro e Diretor do CREA-SP, e Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Arquitetura do CONFEA. Participou como Diretor e Membro do Conselho Superior do IAB, e Diretor do SASP e do SINAENCO.

 

 

Diretor Financeiro Adjunto
Roberto dos Santos Moreno

 

Arquiteto e urbanista, especialista, mestre e doutorando na FAUUSP. Atuou nas áreas de economia e planejamento, desenvolvimento urbano, habitação, obras e meio ambiente, tendo sido secretário municipal de quatro pastas. Exerceu a docência na FAU Farias Brito, UnG, Belas Artes e FIG, a direção do Centro de Ciências da Comunicação, Letras e Artes da UnG e a coordenação de cursos na UnG, UNIBAN e UNIBERO. Leciona na UNIAN e UNIBERO. Foi conselheiro e diretor do CREA-SP, secretário e conselheiro da ASSEAG e diretor do SASP. Integrou as Comissões de Legislação e Normas e a de Ensino e Formação, na gestão fundadora do CAU-SP. É membro da coordenação executiva do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, do COSU IAB e presidente do IAB-Guarulhos.

 

 

Diretor Técnico
Altamir Clodoaldo Rodrigues da Fonseca

 

Graduado pela FAU/UMC; Projetou Edifícios Residenciais Unifamiliares, Multifamiliares Coorporativos, Industriais e Institucionais – Área construída: superior à 30.000 m2.  Tecnologia: especialista em proteção passiva e sistemas de prevenção e combate a incêndio SP, PR, RJ para entidades públicas e particulares.  Conselheiro Municipal e Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico de Mogi das Cruzes – Comphap; Presidente do Núcleo Mogi das Cruzes e 3º Vice-Presidente do Departamento São Paulo do IAB (2010-1011).

 

 

 

Diretor Técnico Adjunto
Reginaldo Peronti

 

Graduado há 26 anos, atua na região Central, elaborando projetos arquitetônicos e administrando obras.  Acumula mais de 250 projetos realizados e prestou seus serviços na construção de mais de 160 imóveis através de sua empresa Construtora RNP, que está instalada em São Carlos, desde março de 1990.  Presidente do IAB Núcleo São Carlos – Instituto de Arquitetos do Brasil, durante duas gestões 98/99/2000 e em 2006/2007.  Foi presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos por duas gestões: 2009-2010 e 2011-2012.

 

 

 

Diretor de Relações Institucionais
Carlos Alberto Silveira Pupo

 

Arquiteto e Urbanista formado pela FAU PUCCAMP em 1990. Atualmente presta serviço na execução de projetos e administração de obras residenciais e comerciais. Atuou profissionalmente como gerente de laboratórios de produtos cerâmicos da ACERVIR. Durante essa trajetória foi diretor e presidente da AEAI; diretor e vice presidente da FAEASP e conselheiro e diretor do CREA-SP.

 

 

 

Diretor de Relações Institucionais Adjunto
Pietro Mignozzetti

 

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “Braz Cubas” de Mogi das Cruzes/SP em 1976. Atua como profissional liberal e como sócio-diretor técnico da Tectum – Projetos e Construções Ltda-Eireli.

 

 

 

 

Diretor de Ensino e Formação
Paulo Canguçu Fraga Burgo

 

Graduado pela Unesp em 1994, mestre pela UFSCar em 2002 e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie. Atualmente é Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP Campus Bauru, Diretor do IAB São Paulo, ex-presidente e atual vice-presidente do IAB Núcleo Bauru. Foi professor em diversos cursos de Arquitetura: Módulo – Caraguatatuba, UNICSUL – São Paulo e FIO – Ourinhos.

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo