Conselho promove workshop para capacitação de equipes em questões de Acessibilidade – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conselho promove workshop para capacitação de equipes em questões de Acessibilidade

Publicação

30.11.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conselho promove workshop para capacitação de equipes em questões de Acessibilidade

Audiência do workshop no auditório da unidade Sesc 24 de maio, na região central da capital paulista.

O CAU/SP realizou nesta sexta-feira, 30/11, um workshop para capacitação de seus funcionários em questões de Acessibilidade para Arquitetura e Urbanismo.

No auditório da unidade Sesc 24 de Maio, na capital paulista, as equipes das Comissões de Acessibilidade, de Fiscalização e do setor de Atendimento do Conselho, bem como representantes de órgãos municipais, discutiram algumas das principais dúvidas sobre o tema.

Como melhor utilizar as normas de acessibilidade; a necessidade de condomínios terem unidades adaptadas; e a oferta de vagas reservadas em estacionamento foram algumas questões em pauta durante o evento.

“Hoje, o condomínio precisa [ter recursos de Acessibilidade]. Precisa aonde? Nas áreas comuns. Quando for HIS [Habitação de Interesse Social] precisa ter um percentual de apartamentos (…), e quando for HIS horizontal, tipo vila, também precisa ter percentual. E agora, começa a viger a partir de 2019, (…) todas as empresas que forem fazer prédios, precisam fazer projetos que sejam adaptáveis”, informa a Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP, Silvana Serafino Cambiaghi.

Em julho, foi sancionada a etapa final da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que obriga a construção de empreendimentos residenciais já com recursos de acessibilidade em suas áreas comuns; também estabelece que novas unidades habitacionais disponham esses recursos conforme demanda do comprador. Foi concedido um prazo até o final de 2019 para a adaptação da sociedade.

O Conselho está atento às mudanças da legislação, promovendo eventos e firmando parcerias para levar esclarecimentos à sociedade. No último dia 14, o CAU/SP assinou um convênio de cooperação técnica com Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O foco: a sensibilização dos arquitetos e urbanistas aos conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal.

E em setembro, no mesmo espaço do Sesc 24 de Maio, foi realizado o seminário “O Impacto da LBI na Acessibilidade”, também com organização da Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/SP, com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo, do Sesc-SP, e do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo.

 

Publicado em 30/11/2018
Da Redação

Publicação

30.11.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo