COVID-19: CAU/SP recebe contribuições ao Edital para apoio à contratação de arquitetos e urbanistas nos municípios de SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

COVID-19: CAU/SP recebe contribuições ao Edital para apoio à contratação de arquitetos e urbanistas nos municípios de SP

Publicação

13.05.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

COVID-19: CAU/SP recebe contribuições ao Edital para apoio à contratação de arquitetos e urbanistas nos municípios de SP

O CAU/SP recebe até o próximo dia 18/05 contribuições ao Edital de Chamamento Público a ser publicado nas próximas semanas pelo Conselho. A iniciativa viabilizará o repasse de aproximadamente R$ 6 milhões às prefeituras municipais do Estado de São Paulo para a contratação de profissionais arquitetos e urbanistas.

O objetivo da ação é apoiar a qualificação das intervenções físicas necessárias, que resultem em melhorias na qualidade de vida de pessoas vulneráveis ao novo coronavírus ou em situação de habitações precárias e inadequadas para moradia digna e convívio familiar, seja em isolamento social ou não, por meio da contratação de profissionais comprometidos com questões sociais e dispostos a desempenhar tais atividades. 

As contribuições devem ser enviadas ao Conselho por e-mail para o endereço: edital.parceria@causp.gov.br

Neste momento crítico, além de contribuir com os municípios na redução dos impactos sociais na vida de moradores de habitações de interesse social, a contratação de arquitetos e urbanistas trará soluções adequadas para as edificações públicas, em especial os equipamentos de saúde, espaços urbanos, bem como meios de mobilidade urbana.

Os serviços de assistência técnica a serem apresentados para seleção devem estar direcionados aos efeitos danosos provocados pela propagação do novo coronavírus no Estado de São Paulo, distribuídos em 5 (cinco) eixos estruturantes: Adequação de Equipamentos Sociais e de Saúde; Projetos Habitacionais de Interesse Social; Projetos de Adequação Urbana; Mobilidade Urbana; e Patrimônio Arquitetônico

De acordo com o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, “sabemos que agora uma das ações mais efetivas para a proteção da população é o isolamento social, porém a reclusão das pessoas em suas moradias torna-se ainda mais difícil entre famílias que moram em habitações precárias, em situações de risco ou improvisadas”.

Geraldine destaca ainda a necessidade de intervenções em relação à mobilidade urbana, para garantir o melhor deslocamento possível dos cidadãos, especialmente aqueles que atuam em atividades profissionais consideradas essenciais, e muitas vezes aguardam transporte coletivo em estruturas precárias e/ou viajam em veículos de transporte coletivo lotados.

“Outra demanda que se tornará efetiva com a redução do isolamento social, ou até o seu fim por decisão governamental, será a cicatriz social deixada pela dúvida de um vírus ainda sem cura. Portanto, temos muito a contribuir”, aponta.

A iniciativa do Edital se soma a um conjunto de ações emergenciais adotadas pelo CAU/SP para o fortalecimento das ações sociais necessárias para a sobrevivência digna de pessoas em situações precárias ou inadequadas. Além de abrir frente de trabalho e renda a diversos arquitetos e urbanistas paulistas. (Leia mais)


Publicado em 13/05/2020
Da redação

Publicação

13.05.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo