Encontro da Comissão de Ensino reúne coordenadores das IES do Estado – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Encontro da Comissão de Ensino reúne coordenadores das IES do Estado

Publicação

14.12.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Encontro da Comissão de Ensino reúne coordenadores das IES do Estado

[imagebrowser id=138]

No último dia 24/11, aconteceu em São Paulo o Encontro Estadual da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF) do CAU/SP com as Instituições de Ensino Superior de Arquitetura de São Paulo, nas dependências da Faculdade das Américas. A atividade reuniu os coordenadores de cursos dos municípios onde o CAU/SP tem sedes regionais. Com o apoio da Diretoria de Ensino e Formação do CAU/SP, o evento buscou estreitar laços de colaboração entre o Conselho e o sistema educacional de arquitetura e urbanismo do Estado. 

A mesa de abertura do Encontro contou com a presença do Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza; do Diretor de Ensino e Formação do Conselho, Paulo Canguçu Burgo; do Coordenador da CEF – CAU/SP, Flávio Marcondes; das representantes da Faculdade das Américas, Fabíola Marialva e Paula Katakura; e da Presidente da ABEA, Andrea Arruda.

A atividade foi conduzida pelo membro da CEF – CAU/SP, Paulo André Cunha, e composta por três mesas temáticas. A Mesa 1 teve como tema: “Escritório Modelo/Empresa Junior”; a Mesa 2: “Estágio Supervisionado”; e a Mesa 3: “Ensino à Distância”. Os presentes participaram de cada uma das discussões, que se alternaram nos diversos temas. Cada mesa contou com um relator eleito que elaborou e, ao final, apresentou relato sobre as principais posições manifestadas pelos integrantes.

Dentre os assuntos pautados na Mesa 1: o empreendedorismo e treino para temáticas voltadas à futura ação autônoma ou empresarial dos egressos; reconhecimento de Escritórios nas Instituições; regulamentação específica para Escritórios Modelos, configurando limites de abrangência, valores, escopo, responsabilidades e ética; além da função do CAU como órgão regulado da atividade profissional.

A Mesa 2 centrou sua discussão em preocupações sobre estágio adequado, conforme situação geográfica; convênios com prefeituras em atividades não remuneradas e importância do estágio na vida do estudante.

Já a última Mesa do Encontro, que debateu sobre Ensino à Distância, destacou os problemas relacionados à EAD; sistemas de ensino de arquitetura; o que traz deficiência no aprendizado; o papel do CAU; entre outras questões.

 

Publicado 14/12/2017
Da redação

Publicação

14.12.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo