Encontro regional fomenta discussão sobre soluções para problemas éticos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Encontro regional fomenta discussão sobre soluções para problemas éticos

Publicação

21.03.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Encontro regional fomenta discussão sobre soluções para problemas éticos

Erros técnicos, contratos mal desenhados e os atritos entre contratantes e contratados foram alguns dos principais temas discutidos durante os dois dias do Seminário Regional de Ética e Disciplina do CAU/BR realizado em Porto Alegre na sede do CAU/RS.

O CAU/SP enviou representantes ao encontro regional, que já ocorreu nas capitais Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis, e cuja próxima edição está programada para maio na capital paulista.

“Nós, de São Paulo, que temos o maior volume de processos [ético-disciplinares] do país, temos muito a contribuir”, comentou a Coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina Anita Affonso Ferreira.

“Todos os encontros regionais têm muita importância no sentido de dividirmos nossas experiências nas Comissões de Ética de todo o país. O seminário em si tem muito valor, mas o que mais ajuda são justamente os contatos com os membros dos demais CAU/UF”, acrescenta.

Cerca de 50 integrantes dos CAU/UF de todo o país se reuniram para discutir alguns problemas diagnosticados nas Comissões de Ética. Ausência de contratos; imperícia, negligência ou imprudência na execução de obras; má fé da parte de contratantes ou contratados foram alguns dos principais assuntos discutidos em grupos de trabalho, e mais tarde em plenário, reunindo todos os temas com os conselheiros participantes do evento.

Uma das ideias desenvolvidas ao longo do encontro regional é elaborar uma espécie de guia para orientar arquitetos e urbanistas na elaboração de contratos com seus clientes. Também se discutiu a realização de palestras em escolas e associações profissionais a respeito deste assunto.

Esses debates devem ser mais tarde sintetizados e repassados aos CAU/UF como forma de difundir conhecimento e uniformizar a condução dos processos ético-disciplinares.

Publicado em 21 de março de 2019
Da Redação, com informações do CAU/RS.

Publicação

21.03.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo