Encontro reúne presidentes de CAU/UF para discussão de ações integradas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Encontro reúne presidentes de CAU/UF para discussão de ações integradas

Publicação

09.02.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Encontro reúne presidentes de CAU/UF para discussão de ações integradas

[imagebrowser id=146]

Presidentes de 21 estados do país participaram, nesta quinta-feira, dia 08/02, de um encontro realizado na capital paulista. Foi a primeira atividade que reuniu os presidentes eleitos em 2017, organizada pelo CAU/SP.

Na ocasião, o presidente do Conselho paulista, José Roberto Geraldine Junior, abriu a reunião agradecendo a presença dos presidentes, e também das conselheiras federais por São Paulo, titular e suplente, Nadia Somekh e Helena Ayoub, respectivamente. Geraldine destacou ainda a presença de membros do Conselho Diretor e representantes do CAU/BR.

O primeiro tema apresentado no encontro girou em torno da preparação do Congresso UIA 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Nadia Somekh apresentou as últimas informações sobre a organização do evento e os desafios postos para sua realização.

Um relato completo sobre as mais recentes atividades desenvolvidas pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR foi apresentado pela conselheira federal por Instituições de Ensino e atual coordenadora da CEF- CAU/BR, Andrea Lucia Vilella Arruda. Entre os dados, um histórico completo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, dados sobre os cursos e avaliação do Ensino Superior.

Os presidentes também foram informados sobre as mais recentes ações da Comissão de Harmonização Interconselhos, seguindo-se a isso alguns relatos sobre acontecimentos, avanços e desafios enfrentados nos estados.

A necessidade de regulamentação de um Fórum de Presidentes de CAU/UF foi um dos temas de destaque da reunião. Após debate entre os presentes, um grupo de trabalho foi montado com objetivo de apresentar minuta de resolução para a referida regulamentação, a ser encaminhada oportunamente ao CAU/BR.

Para Luis Eduardo Costa, Presidente do CAU/MS, a reunião foi importante para que o grupo de presidentes organize um calendário de atividades. “O colégio de presidentes é uma oportunidade para que o CAU, instalado em todo o território brasileiro, possa se conhecer um pouco mais”, acredita. De acordo com o presidente do CAU/MS, há um desafio de conhecer o país e montar estratégias de atuação adaptadas para cada região. Outro destaque sinalizado por Luis Eduardo é a necessidade de consolidação dos processos de fiscalização. “Uma tarefa muito difícil para o Conselho, mas que vai ser possível quando nos unirmos e entendermos as boas práticas que cada um tem implementado em seu estado”, afirmou.

De acordo com o Presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, a iniciativa do grupo de presidentes surgiu em 2012, “pela necessidade da troca de experiências e avaliação conjunta dos níveis de dificuldades na implantação das resoluções e normativos do CAU/BR nas diversas áreas de competências dos CAU/UF, visando o aprimoramento do sistema”.

Segundo ele, “embora cada estado tenha um conselheiro federal que o representa na composição do CAU/BR, a função desses colegas não é executiva, mas, sim, de caráter legislativo. Desta forma, o fórum torna-se um espaço indispensável para o trato dessas questões. Além disso, o parágrafo único do artigo 60 da Lei 12.378/2010 delegou aos presidentes a participação na definição dos recursos do fundo de apoio instituído por aquela lei, bem como a sua destinação”.

“Também entendo que o fórum não pode se furtar a debater os grandes temas relacionados às políticas públicas de abrangências nacionais que afetam o exercício da nossa profissão e o ambiente urbano, colocando-se como aliado da sociedade na busca de soluções que promovam a melhoria das condições de vida da população brasileira”, afirmou Salazar.

Ana Maria de Souza Martins Farias, Presidente do CAU/SE, ressaltou a relevância do encontro, “especialmente para os presidentes que estão iniciando a primeira gestão em 2018”. Além da oportunidade dos novos presidentes se conhecerem, a compreensão do papel político do Fórum também chamou atenção da presidente do CAU/SE.

Na avaliação do Presidente do CAU/SP, os encontros entre presidentes são extremamente ricos pela oportunidade de troca de experiências e soluções para desafios comuns. “A colaboração entre os CAU/UF é fundamental para o fortalecimento de nossa autarquia e para que possamos, dia após dia, trabalhar pela valorização da atuação profissional dos arquitetos e urbanistas brasileiros”, acredita José Roberto Geraldine Junior.

 

Publicado em 09/02/2018, atualizado em 19/02/2018.
Da redação

Publicação

09.02.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo