Projeto-piloto: “Capacita Arquiteto e Urbanista” promove workshops em Salto/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Projeto-piloto: “Capacita Arquiteto e Urbanista” promove workshops em Salto/SP

Publicação

30.05.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Projeto-piloto: “Capacita Arquiteto e Urbanista” promove workshops em Salto/SP

Entre os dias 05 e 09 de junho, o CAU/SP realiza em Salto/SP o projeto-piloto do evento “Capacita Arquiteto e Urbanista – Semana de Capacitação Profissional” com apoio da prefeitura desta cidade.

O evento constitui em uma série de workshops nos campos da mobilidade urbana, alvenaria cerâmica, do uso do aço na Arquitetura, do sistema construtivo “Light Steel Frame” e da tecnologia BIM.

As entidades Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Brasileira de Concreto Estampado (Abrace), a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (Bloco Brasil), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Placas de Concreto para Pisos e Revestimentos (Abrasplac), a Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e região (Acervir), e os sindicatos Sinaprocim/Sinprocim (indústria de produtos de cimento), além da Imprensa Oficial e Graphisoft também apoiam esta semana de capacitação técnica.

O “Capacita Arquiteto e Urbanista” é gratuito e prevê a emissão de certificados aos participantes.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link: http://credencial.imasters.com.br/capacita-arquiteto-e-urbanista

Serviço
Capacita Arquiteto e Urbanista – Semana de Capacitação Profissional

Dias 05 a 09 de junho de 2017
Sala Palma de Ouro – Auditório Paulo Freire
Rua Prudente de Moraes,580 – Centro
Salto/SP

Inscrições: http://credencial.imasters.com.br/capacita-arquiteto-e-urbanista

Veja abaixo a programação do evento

Confira os palestrantes do evento e a ficha técnica das palestras oferecidas

Workshop “Soluções para Cidades: Mobilidade e Permeabilidade Urbana”

Ministrado por: Ricardo Humberto Moschetti, Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie com extensão em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes e MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Estratégia de Mercado. Gerente Regional do Estado de São Paulo da ABCP.

O Workshop tem o objetivo de apresentar a arquitetura de produtos, diretrizes de projeto e execução de passeios com sistemas à base de cimento (Placas de concreto, Pavimento Intertravado, Concreto moldado in loco, Concreto estampado, e Ladrilho hidráulico). Contextualiza a importância do passeio público diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana e apresenta melhores práticas de aplicação. Além disso, aborda conceitos e aplicações dos pavimentos permeáveis, solução inovadora que impacta a microdrenagem urbana.

Palestra “Cidades Resilientes: Como enfrentar os desafios ambientais”, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ministrado por: Mirtes Maria Luciani, arquiteta e urbanista, professora universitária, pesquisadora na área de águas urbanas, professora convidada da Fundação Vanzolini. Diretora da Luciani & Associados Arquitetura e coordenadora do GT Meio Ambiente do CAU/SP.

Na história da nossa civilização, a qualidade de vida urbana nunca foi tão importante. O século XXI está marcado por decisões sérias frente ao delicado equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento das nações. O aquecimento global é um fato incontestável. É de fundamental importância que as cidades adotem medidas que reduzam a emissão de Gases Efeito Estufa, colaborando na mitigação da mudança do clima e que estejam atentas as vulnerabilidades, podendo assim reagir com eficiência e resiliência. 

Workshop “Alvenaria Cerâmica Estrutural”

Ministrado por: Eng. Márcia Melo, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa/MG – Mestre em construção Civil pela UFSCAR. Já ministrou mais de 200 palestras técnicas sobre Alvenaria Estrutural nas mais renomadas instituições do país. Atuou durante 12 anos no departamento técnico de indústria produtora de blocos de alvenaria estrutural e vedação.

O curso englobará a realização de leitura e interpretação de projetos, noções sobre o sistema construtivo e a execução da alvenaria estrutural.

Palestra “O Aço na Arquitetura Brasileira” – Aplicações do Aço em Projetos e Obras

Ministrado por: Fernando Forte, arquiteto e urbanista pela FAU-USP, fundou o FGMF ainda na faculdade. Com especialização em sistemas estruturais, no FGMF divide a criação com os demais sócios, é um dos arquitetos titulares, e responde pela coordenação da equipe de obras e comunicação do escritório. Foi professor de Projeto Arquitetônico na UNIP, colunista do UOL e colabora regularmente com revistas e sites de Arquitetura. Com seus sócios no FGMF, já teve seus trabalhos publicados em mais de 30 países e recebeu mais de 100 prêmios de Arquitetura.

Palestra “Light Steel Frame na Arquitetura”

Ministrado por: Heloísa Pomaro, arquiteta e urbanista, especializada em Wood Frame, Light Steel Frame e Sistemas Construtivos Ecoeficientes. Sócia e diretora da Construtora Micura Steel Frame onde direciona o seu trabalho para o uso de tecnologias integradas e na capacitação de profissionais especializados na criação e execução de projetos em Light Steel Frame. Heloisa ocupa hoje um lugar de destaque na implantação de projetos de construção à seco no cenário nacional.

A palestra consiste em apresentar aos participantes os conceitos de sistema integrado Light Steel Frame, seus componentes, o processo de criação arquitetônica e o processo da obra em LSF. Serão apresentados também cases de obras em LSF.

Palestra “Certificação Digital e Documentos Eletrônicos”

Ministrado por: João Paulo Foini, especialista em interatividade digital, portais corporativos, certificação digital e soluções de governo eletrônico com mais 25 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação. É Conselheiro Consultivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.  Atualmente é o responsável pela gerência de Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, na qual tem atuado na gestão da Autoridade Certificadora e em projetos para o Governo do Estado de São Paulo nas áreas de documento eletrônico, certificação digital e  gestão eletrônica de documentos.

A palestra tem como objetivo expor as principais vantagens do documento eletrônico e detalhar os conceitos de segurança, perenidade e autenticidade. O palestrante apresentará alguns cenários em que o uso do certificado digital traz agilidade, transparência, segurança e confiabilidade para o dia-a-dia profissional. Serão apresentados ainda os vários tipos de certificado digital, bem como o certificado de atributo. 

Demonstração do Software ArchiCAD BIM

Ministrado por: Arquiteto Marcos Paulo Ribeiro – Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie do Estado de São Paulo, pesquisador e usuário de soluções BIM há mais de 15 anos, possui experiência prática em processos de design de edifícios, colaboração e compatibilização entre disciplinas de projeto. Também é consultor em implementação BIM em escritórios de Arquitetura e Engenharia e treinador certificado Graphisoft.

A palestra consistirá em Introdução à tecnologia BIM, e apresentação do software BIM ARCHICAD, suas principais funcionalidades e aplicações.

Palestra “Pré-fabricados em concreto: Do projeto à obra pronta” 

Ministrado por: Luis Otávio  Baggio Livi – Engenheiro Civil graduado pela PUC–RS em 1999, pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), MBA em Gestão estratégica das Organizações pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Brazilian Executive Program pela  UCI (University of Califórnia – Irvine, CA).  Projetista de Estruturas, atuou no setor de pré-fabricados como Gerente Nacional de Projetos e Gerente de Unidade de Negócios na Cassol Pré-fabricados (2006-2012).Profissional técnico associado à ABCIC (Associação Brasileira da Construção industrializada de Concreto). Atualmente Consultor em Projetos, implantação e desenvolvimento de plantas de produção.

Publicado em 24/05/2017; Atualizado em 05/06/2017
Da Redação

Publicação

30.05.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo