GT de Presidentes de CAU/UF se reúne na feira Expo Revestir em São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

GT de Presidentes de CAU/UF se reúne na feira Expo Revestir em São Paulo

Publicação

12.03.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

GT de Presidentes de CAU/UF se reúne na feira Expo Revestir em São Paulo

Na tarde do dia 11/03, o Grupo de Trabalho de Mercado e Relações Internacionais do Fórum de Presidentes de CAU/UF se reuniu durante a feira Expo Revestir 2020, em São Paulo. O presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, acompanhou os presidentes dos conselhos de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Acre e Rondônia, em visita ao estande da autarquia paulista no evento, que termina no dia 13/03. 

Até esta data, uma equipe do Conselho paulista vai estar à disposição dos profissionais para realização da coleta biométrica de dados e orientações gerais ao público. Saiba mais.

Na oportunidade, o GT discutiu formas de estruturação do CAU e de aprimoramento da relação com o mercado internacional, bem como o compartilhamento de experiências com outros países.

Um dos tópicos debatidos tratou da capacitação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, no sentido de incentivar e ampliar a atuação no mercado exterior, enfatizando o apoio dos escritórios de negócios do Governo do Estado de São Paulo nas cidades de Xangai e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

O presidente do CAU/SP fez um relato de seu encontro com o governo chinês e com a Associação Chinesa de Arquitetos durante evento realizado em 2019 na cidade de Xangai, em que participou a convite da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp).

Geraldine ressaltou o interesse demonstrado pelos serviços de Arquitetura e Urbanismo brasileiros. “A ideia é investir nas áreas de esporte e habitação social, tendo em vista que a China possui demandas semelhantes as do Brasil em relação à esses temas”, afirmou.

Ele também lembrou do acordo de cooperação do CAU/BR com a CIAM (Comission Para La Integracion de La Agrimensura, Agronomia, Arquitectura, Geología e Ingenieria del Mercosur), firmado em 2015, que facilita e acelera de forma mútua o processo de contratação de profissionais nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Geologia pelos países do Mercosul, reconhecendo as condições profissionais de cada país, especialmente nas regiões de fronteira. 

A Presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, ressaltou a necessidade de criar estratégias para identificar e atrair os investimentos externos.

Estiveram presentes também na reunião do presidente do CAU/MG e Coordenador do Fórum de Presidentes, Danilo Silva Batista; o Presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório de Albuquerque; a Presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes; a Presidente do CAU/AC, Verônica Vasconcelos de Castro; o Presidente do CAU/AM, Jean Faria dos Santos; a Presidente do CAU/RO, Ana Cristina Lima Barreiros da Silva; e a Presidente da Associação de Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (AEFI), Paola Lopes Ebbing Samways.


Publicado em 12/03/2020

Catarine Figueiredo, de São Paulo

Publicação

12.03.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo