GT inicia diagnóstico de atuação dos arquitetos e urbanistas no serviço público – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

GT inicia diagnóstico de atuação dos arquitetos e urbanistas no serviço público

Publicação

14.07.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

GT inicia diagnóstico de atuação dos arquitetos e urbanistas no serviço público

 

Edifícios no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo/SP. Imagem: Violêta Kubrusly, cedida ao CAU/SP.

Criado em junho, o Grupo de Trabalho Arquitetos no Serviço Público, do CAU/SP, começou a desenvolver estudos para melhor compreender o modo de atuação dos profissionais que atuam em órgãos públicos.

Segundo o Censo de 2012 do CAU/BR, 13,75% dos arquitetos e urbanistas declararam ser assalariados do setor público em áreas ligadas à profissão.

O objetivo do GT é permitir um relacionamento mais assertivo do Conselho com estes profissionais.

“Com a colaboração de colegas de trabalho, estamos iniciando o desenvolvimento de um diagnóstico sobre a forma de atuação do arquiteto no serviço público, identificando as atividades exercidas por este profissional e o organograma a que está submetido”, afirma Claudio de Campos, coordenador do GT e arquiteto da Prefeitura de São Paulo.  “Adotamos como estudos de caso, inicialmente, prefeituras de grande, médio e pequenos municípios, buscando identificar um padrão entre elas que possa ser considerado típico”.

As metas do GT incluem ainda desenvolver estudos sobre a organização e sistematização da emissão dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) e a formação do acervo técnico do profissional.

O relacionamento entre cargos de caráter técnico com os de caráter político e administrativo frente à legislação profissional, questões relacionadas ao exercício ilegal da profissão junto a órgãos públicos e os decorrentes prejuízos à sociedade, qualidade na produção do projeto legal e sua correlação com o ensino de Arquitetura e Urbanismo, entre outros temas de interesse para a profissão, também entram no rol de interesses do GT.

Além do coordenador Claudio de Campos, também compõe o GT os arquitetos e urbanistas André Takiya, Claudio de Campos, Edelcio Pazini de Oliveira, Claudete Maria da Porciuncula Fiuza e Vera Victoria Shiroky Schubert (membros titulares). Mauryas de Castro Manzoli e Marcelo Alexandre Juliano são membros substitutos.

Conheça os GTs que atuam no CAU/SP

Publicado em 14/07/2015

Da Redação

Publicação

14.07.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo