GT quer ampliar papel de arquitetos na definição de políticas habitacionais – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

GT quer ampliar papel de arquitetos na definição de políticas habitacionais

Publicação

16.09.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

GT quer ampliar papel de arquitetos na definição de políticas habitacionais

 

Habitação Popular
GT planeja estabelecer parcerias para ampliar participação de arquitetos e urbanistas na definição de políticas habitacionais. Imagem: Governo de São Paulo/FlickrCC.

“O poder público tem aproveitado muito pouco o conhecimento e o repertório que a Arquitetura e o Urbanismo oferecem às políticas habitacionais”, afirma o coordenador do Grupo de Trabalho do CAU/SP dedicado à questão da Habitação, Soriedem Rodrigues.

Para ajudar na mudança desse cenário, o GT Habitação, um dos 14 instituídos pelo Conselho em junho de 2015, se propõe a estabelecer parcerias com o Estado e os Municípios para a passagem do conhecimento técnico que, por sua formação acadêmica, somente arquitetos e urbanistas podem fornecer.

“O objetivo desse trabalho é o de viabilizar a participação do CAU, enquanto agente regulador e controlador do exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, na construção de políticas de Estado para a habitação”, diz ele. “Podemos e devemos contribuir de forma mais ‘pró ativa’”, acrescenta.

O campo para atuação de arquitetos e urbanistas é vasto, conforme o IBGE: mais da metade dos municípios brasileiros não contava com um Plano Diretor (pesquisa de 2012). Somente no Estado de São Paulo, essa taxa era de 49%.

Além de Rodrigues, fazem parte do GT Habitação os arquitetos e urbanistas: João Sette Whitaker, Francisco Lucio Mario Petracco, Luzia Regina Scarpin Demarchi e Paulo Afonso Costa (membros titulares). Cristine Iglesias e Denis Roberto Castro Perez participam como membros substitutos.

Publicado em 16/09/2015
Da Redação

Publicação

16.09.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo