GTs destacam campos de atuação profissional no primeiro dia de Workshop do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

GTs destacam campos de atuação profissional no primeiro dia de Workshop do CAU/SP

Publicação

11.10.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

GTs destacam campos de atuação profissional no primeiro dia de Workshop do CAU/SP

[imagebrowser id=92]

A valorização dos diversos campos de atuação dos arquitetos e urbanistas é uma diretriz fundamental que norteia as ações e discussões dentro do Conselho de Arquitetura e Urbanismos de São Paulo. Nesse sentido, atuam os 15 Grupos de Trabalho que apoiam o CAU/SP e que participaram do 1º Workshop dos Grupos de Trabalho, realizado entre os nos dias 4 a 6 de outubro de 2016, na capital paulista.

A cada dia do evento, cinco palestras temáticas foram apresentadas pelos respectivos GT´s. No primeiro dia de atividades, após a abertura solene, os participantes se dividiram para acompanhar as discussões a respeito de Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo – Plano Diretor, Arquitetura de Iluminação e Formação Continuada.

O Grupo de Trabalho de Habitação focou sua apresentação na exposição de um Plano de atuação em Habitação de Interesse Social. Segundo o material do GT, é necessário modelar um processo de inserção, participação e interação do CAU no cenário nacional responsável pela elaboração, implantação e manutenção de políticas públicas voltadas à habitação.

Já em relação ao Meio Ambiente os profissionais puderam discutir o papel do Conselho frente às atribuições dispostas na Lei 12.378 – a Lei de criação do CAU, bem como debater a respeito da prática profissional diante dos desafios ambientais e das ações implementadas pelo GT.

Os avanços nas revisões dos Planos Diretores Participativos foi um dos temas da apresentação do GT Urbanismo – Plano Diretor. A aprovação do Estatuto da Cidade também foi debatia. De acordo com o Grupo, ela não garante por si só a democratização da gestão das cidades.

O GT Arquitetura de Iluminação ressaltou que a criação do Grupo por parte do CAU é um reconhecimento da importância desta atividade na Arquitetura e Urbanismo, devendo se debruçar sobre a atuação e particularidade desses profissionais especializados. Sendo assim, o GT acredita que a Arquitetura de Iluminação é capaz de contemplar e agregar valor aos desígnios do arquiteto e urbanista ao alterar a percepção que se tem do edifício e do espaço urbano, melhorando seu usufruto.

Por fim, os profissionais que acompanharam a palestra do Grupo de Trabalho Formação Continuada puderam conhecer o mapeamento da formação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil e no exterior (Canadá), além de dados sobre o ensino stricto sensu, técnico e latu sensu no país.

Veja também como foram os debates do segundo e terceiro dias do evento.

 

Publicado em 11/10/2016
Da redação

Publicação

11.10.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo