Imprensa em São José dos Campos destaca Seminário de Mobilidade Urbana – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Imprensa em São José dos Campos destaca Seminário de Mobilidade Urbana

Publicação

28.10.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Imprensa em São José dos Campos destaca Seminário de Mobilidade Urbana

O Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que será aberto pelo presidente do CAU/SP nesta terça-feira (29/10), é pauta de O Vale, jornal que circula em São José dos Campos e região. Leia texto publicado neste domingo:

Seminário nacional reúne‘gurus’ da mobilidade urbana em S.José

Seminário nacional reúde 'gurus' da mobilidade em S. José
Clique aqui e baixe a versão impressa de “O Vale”

Uma cidade-aeroporto, bicicletas públicas por todos os lugares, bairros só para pedestres, parques de convivência que previnem as inundações, transporte eficiente e sem poluição, acessibilidade total, espaços urbanos que tragam bem estar.
Essas são propostas que serão apresentadas no Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que será realizado em São José dos Campos pela AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos) e o CAU-SP (Conselho Regional de Arquitetura do Estado).
O evento acontece na terça e quarta-feira próximas, no Teatro Colinas, na região oeste de São José, com entrada franca, mas condicionada à inscrição. Não haverá reserva de lugares.
Estão previstas 12 palestras com especialistas de dentro e de fora do país, com destaque para o engenheiro Germán Madrid, colombiano que é referência internacional em planejamento de calçadas e vias públicas.

Programação
A primeira palestra da terça-feira será a do presidente do CAU-SP, Afonso Monteiro, às 10h45, que vai falar da integração dos profissionais com a mobilidade urbana.
Às 11h30, o presidente da ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas), Eduardo Savine Mayr, destaca o tema da acessibilidade.
A jornalista Natália Garcia contará, às 13h30, o que viu de boas práticas de mobilidade percorrendo 13 cidades ao redor do mundo.
Diretor da pós-graduação da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), Victor Mirshawka vai defender a aerotrópole (cidade-aeroporto), em palestra às 14h15.
Especialista em Gestão Pública, a engenheira Erika Mota falará sobre as “ruas do futuro”, às 15h. Uma hora depois, Jary Castro, do Creas do Mato Grosso do Sul, abordará o tema da acessibilidade.
O dia termina com palestra especial de Germán Madrid, às 16h45.

Palestrantes farão ‘tour’ em corredores
Os especialistas convidados para o Seminário Nacional de Mobilidade terão, na manhã de quarta-feira, um passeio em um ônibus articulado para conhecer os corredores exclusivos da cidade.
No período da tarde, as palestras serão retomadas com o arquiteto Ricardo Corrêa, da TC Urbes, às 13h30. Ele vai falar sobre como “humanizar” uma cidade com o transporte por bicicleta e pedestres.
O jornalista Marcos de Souza, do portal Mobilize Brasil, falará, às 14h15, sobre meios sustentáveis de transporte.
A arquiteta Celimene Arantes, da Prefeitura de Goiânia, vai mostrar o caso do parque linear Macambira Anicuns, em Goiânia, às 15h.
Às 16h, o administrador Valério Gomes Neto conta a experiência de ser um dos criadores da cidade universitária Pedra Branca, em Florianópolis, que prioriza o pedestre.
Por fim, às 16h45, a arquiteta e urbanista Anna Dietzsch fala de seus projetos de praças e parques, no Brasil e fora, e revitalização de bairros e favelas de São Paulo.

Inspiração
Para o presidente da AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos) de São José, Carlos Eduardo Vilhena, a ideia é que os casos práticos inspirem ações na cidade.
“Serão apresentados projetos que deram certo em várias cidades do mundo, e que podem inspirar práticas em São José na área da mobilidade.”
Afonso Monteiro, presidente do CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo), lembrou que a mobilidade, depois dos protestos de junho, está “na ordem do dia”.
“Essa discussão leva a soluções importantes, como o VLT, que São José quer implantar. É um veículo muito utilizado em cidades médias e grandes da Europa e que o Brasil começa a trazer para cá.”

Publicado no jornal O Vale, dia 27/10/2013.

Publicação

28.10.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo