Lançada a programação oficial do congresso mundial UIA2020RIO – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Lançada a programação oficial do congresso mundial UIA2020RIO

Publicação

05.09.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Lançada a programação oficial do congresso mundial UIA2020RIO

Lançamento da programação oficial do UIA2020RIO, marcado para 19 a 23 de julho de 2020 na capital fluminense. Imagem: Divulgação.

A programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO) foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 27/08, na Casa Firjan na capital fluminense. Três megaeventos, 50 exposições e até o Carnaval carioca fazem parte do evento, que deve receber mais de 20 mil profissionais de todo o mundo.

Ocupando alguns dos principais marcos arquitetônicos e históricos do Rio, o congresso visa a discutir o futuro das cidades, tendo por horizonte uma sociedade mais justa e sustentável.

“O Congresso é dos arquitetos, mas é também da sociedade, porque todos têm responsabilidade sobre o espaço construído. Será no Rio, mas é do Brasil, porque precisamos pensar o que se quer para as metrópoles do país”, afirmou o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO.

“O Congresso é para o mundo, para refletirmos sobre meios de superar desigualdades e segregação”.

Capital Mundial da Arquitetura

A partir de 1º de janeiro, o Rio se torna a Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Unesco e pela UIA (União Internacional dos Arquitetos), um dos organizadores do congresso, junto com o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

Até a abertura oficial, no dia 19 de julho no Maracanãzinho, haverá uma programação de eventos preparatórios com seminários e debates sobre Mobilidade Urbana, Assentamento Populares, Saneamento, Patrimônio e Sustentabilidade entre outros temas.

Os armazéns do Porto, o Museu de Arte Moderna e o Palácio Gustavo Capanema estão entre os marcos da capital fluminense que devem sediar as discussões.

Antes, no período do Carnaval, a escola de samba Unidos da Tijuca vai levar à passarela o enredo “Arquitetura e Urbanismo: Onde moram os sonhos”.

A cidade ainda será a sede de outros dois grandes eventos correlatos: o Fórum Mundial das Cidades, entre os dias 17 e 18/07; e o UIA2020RIO Expo, em paralelo ao congresso.

O Fórum vai reunir os prefeitos das cidades que já sediam o congresso dos arquitetos; e o UIA2020Rio Expo é uma feira de negócios que deve trazer as últimas novidades em Arquitetura, tecnologia e construção.

Concursos e a participação do CAU/SP

Ainda na terça, 27/08, foram lançados dois concursos ligados ao congresso: o primeiro, em nível internacional, é dirigido aos estudantes de Arquitetura das maiores universidades do mundo, pensando em soluções aplicáveis ao Rio de Janeiro. O segundo é voltado para trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil. Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso, em julho de 2020.

Desde o ano passado, pelo menos, o CAU/SP tem feito esforços para reforçar a contribuição de São Paulo para o congresso no Rio. Foi constituída uma comissão temporária para o acompanhamento e realização de proposições para o UIA2020RIO. Também foi produzida uma edição da revista Móbile que teve como tema central o 27º Congresso Mundial.

Para mais informações sobre o UIA2020RIO, consulte o site oficial.

Sérgio Magalhães: “O Congresso é para o mundo, para refletirmos sobre meios de superar desigualdades e segregação”. Imagem: Divulgação.

Publicado em 29/08/2019
Da Redação, com informações da assessoria da UIA2020

Publicação

05.09.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
22.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo