Mensagem do Presidente do CAU/SP aos arquitetos e urbanistas de São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Mensagem do Presidente do CAU/SP aos arquitetos e urbanistas de São Paulo

Publicação

20.12.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Mensagem do Presidente do CAU/SP aos arquitetos e urbanistas de São Paulo

Leia a mensagem de fim de ano do Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, aos arquitetos e urbanistas do estado de São Paulo. 

Caros colegas arquitetos e urbanistas,

Encerramos mais um ano de trabalho no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo satisfeitos com as conquistas e certos de que temos que avançar ainda mais. Ao longo desses dois primeiros anos de implantação, superamos os desafios iniciais, estruturando o Conselho e concretizando atendimentos e ações efetivas direcionadas aos arquitetos e urbanistas paulistas, tendo como prioridades a confecção da nova Carteira de Identidade Profissional, a emissão dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) e os demais processos de fiscalização, que nos competem como atividade fim.

Em 2013, aprovamos o Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas, feito pelo CAU/BR com participação de todos os CAU/UF. Um documento muito qualificado que atenderá aos bons profissionais e punirá aqueles que tiverem desvios de conduta. Divulgamos os resultados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas, que nos proporcionou a mais atualizada pesquisa de categoria profissional, com informações de formação, ramo de atuação, remuneração, gênero, anseios profissionais, entre outras questões. Outro ponto de destaque foi a elaboração, por parte do CAU, da Tabela de Honorários Profissionais, um norteador para a justa remuneração dos profissionais e para que não se avilte a profissão. E, por fim, a aprovação da resolução de proteção aos Direitos Autorais, que considera a criação na área de arquitetura e urbanismo como obra intelectualmente protegida, muito importante para evitar o plágio ou a cópia de projetos arquitetônicos.

Em São Paulo, realizamos diversas atividades, entre seminários de fiscalização e seminários ensino e a 1ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP, ocorrida no Memorial da América Latina. Precedida por 12 encontros preparatórios realizados por todo o estado, a 1ª Conferência foi uma conquista de grandes proporções, qualidade e conteúdo. Na etapa estadual, tivemos a honra de receber grandes nomes da arquitetura e urbanismo para o debate da profissão e convidamos instituições e entidades dos movimentos sociais para promoverem encontros durante o evento.

No ano que se inicia, temos o desafio de continuar a busca por atender cada vez melhor o nossos profissionais. Em 2014, instalaremos a nossa Ouvidoria, que receberá as dúvidas, reclamações, elogios e encaminhamentos dos arquitetos e urbanistas, bem como inauguraremos as sedes regionais do CAU/SP, um anseio muito grande dos profissionais, principalmente o do interior do estado.

Diante disso, contamos com o apoio e a colaboração dos profissionais paulistas para que façamos do CAU/SP tudo aquilo que sonhamos e lutamos para conquistar durante mais de 50 anos.

Em nome dos Conselheiros e da diretoria do CAU/SP, desejo a todos boas festas e um ano novo de grandes realizações!

 

 

Afonso Celso Bueno Monteiro
Presidente do CAU/SP

Publicação

20.12.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo