NOTA OFICIAL sobre o desabamento de viaduto da marginal Pinheiros na capital paulista – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

NOTA OFICIAL sobre o desabamento de viaduto da marginal Pinheiros na capital paulista

Publicação

16.11.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

NOTA OFICIAL sobre o desabamento de viaduto da marginal Pinheiros na capital paulista

Marginal Pinheiros
A Marginal Pinheiros é uma das principais vias da capital paulista. Com aproximadamente 23 km de extensão, conecta o complexo viário “Heróis de 32” (zona norte) à avenida Interlagos (zona sul). Imagem: Wikimedia Commons.

O viaduto da Marginal Pinheiros, que cedeu recentemente, representa a tragédia anunciada que vem sendo protagonizada de forma histórica pelas instâncias públicas, sejam entes da Federação, autarquias e empresas públicas.

A ausência de uma cultura que privilegie a manutenção continuada do patrimônio público resulta em posturas emergenciais que se fazem, muitas vezes, a posteriori, no desdobramento de verdadeiras tragédias ocorridas.

A fundamental valorização dos profissionais técnicos vinculados à construção civil, dentre eles arquitetos e urbanistas, engenheiros das mais diversas especialidades, faz-se mandatório e urgente!

A precarização histórica e longeva dos serviços públicos e da percepção de valor no que se refere a atitudes preventivas e de manutenção resultam em acontecimentos desastrosos e inaceitáveis como este que assistimos hoje dentre tantos outros passados e potencialmente futuros.

O CAU/SP, que há tempos vem dialogando, fiscalizando e oficiando essas esferas administrativas, atuará na forma legal para que venham a ser investigadas e autuadas as verdadeiras responsabilidades de gestores e profissionais, indicando os caminhos para recuperar o tempo perdido que permitiu as patologias de desgastes naturais da falta de manutenção das construções públicas, que deveriam ser garantias para a segurança da sociedade  e valorização da profissão dos arquitetos e urbanistas dentre aquelas afetas à construção civil.

 

Publicado em 16/11/2018

Publicação

16.11.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo