Autoridades prestigiam abertura solene – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Autoridades prestigiam abertura solene

Publicação

03.08.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Autoridades prestigiam abertura solene

Participantes abertura solene
Autoridades prestigiam a abertura solene da 1a Conferência do CAU/SP

A abertura solene da 1a Conferência Estadual de Arquitetos e urbanistas do CAU/SP aconteceu na noite do dia 1o de agosto, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP. A solenidade contou com a presença de autoridades e profissionais renomados, celebrando a realização do evento.

Entre saudações e agradecimentos, as manifestações dos convidados destacaram reiteradas vezes a importância histórica da 1a Conferência, que coroa a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e inaugura no CAU/SP a prática democrática e participativa de diálogo com os profissionais e com a sociedade brasileira.

O Coordenador da 1a Conferência do CAU/SP, Victor Chinaglia, agradeceu o apoio do Presidente do CAU/SP para a realização do evento e lembrou que o processo de construção da Conferência atingiu diretamente cerca de 150 municípios. “Aprendemos muito nesses Encontros, especialmente sobre a diversidade de atuação profissional”, afirmou. Chinaglia tem convicção “de que essa Conferência fortalecerá o CAU/SP, não só no Estado, mas também em nível nacional”.

Para o Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro “é uma alegria poder estar vivendo essa primeira manifestação pública do CAU/SP no sentido da discussão ampla, aberta e democrática para debater a nossa prática profissional e o ensino”. Haroldo destacou a importância de dialogar com a esfera pública “sobre a necessidade de termos no Brasil uma política de Estado para a arquitetura e para a construção das cidades”. Na oportunidade, o Presidente do CAU/BR anunciou ainda a realização da 1a Conferência Nacional de Arquitetos e Urbanistas, que deve ocorrer em abril de 2014, em Fortaleza/CE.

Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/ SP, cumprimentou o Coordenador da 1a Conferência e os demais Conselheiros membros da Comissão Organizadora, os Arquitetos e Urbanistas Rosana Ferrari e o Reginaldo Peronti, e também agradeceu o corpo de funcionários do CAU/SP pelo empenho e dedicação na preparação do evento. Para Afonso, “o dia hoje reveste-se de importância histórica “.

Segundo o Presidente do CAU/SP, a Lei 12.378, que criou o CAU, em dezembro de 2010, chegou para por ordem na casa. “A partir de agora estamos no comando do leme de nosso barco. Temos a responsabilidade histórica de conduzi-lo serenamente mesmo nas águas mais revoltas. Estamos apenas no início de uma longa caminhada rumo à consolidação da nossa profissão junto à sociedade e é exatamente por esse motivo que estamos aqui neste magnífico templo projetado pelo mestre Niemeyer”. E concluiu: “o diálogo está aberto”.

abertura solene
O Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, o Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, e o Coordenador da 1a Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP, Victor Chinaglia, durante abertura solene, no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP.

Veja a galeria de imagens do evento

As seguintes autoridades compuseram a mesa de abertura solene: Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP; Haroldo Pinheiro, Presidente do CAU/BR; Victor Chinaglia, Coordenador da 1a Conferência do CAU/SP; Miguel Pereira, Conselheiro Federal do CAU/BR por São Paulo; José Armênio de Brito Cruz, Presidente do IAB-SP; Nina Vaisman, Conselheira do CAU/SP e Vice-presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetura e Paisagismo); Claudio Mazetti, Conselheiro do CAU/SP e Diretor do SASP (Sindicato dos Arquitetos de São Paulo); Arquiteto e Urbanista Emilio Carlos Martins, Superintendente de Gestão Estratégica do CREA/SP, representando o Presidente do CREA/SP, Francisco Kurimori; Weber Sutti, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, representando o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; José Roberto Geraldine Jr, Conselheiro Federal do CAU/BR como representante das Instituições de Ensino e Diretor da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo); Leandro Rodrigues Cruz, representante do Presidente do CRECI/SP, Augusto Viana; Marcos Martins, Deputado Estadual (PT); Eduardo Nardelli, Presidente da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura); e Maria das Graças Xavier, Coordenadora Geral da União dos Movimentos de Moradia (UMM).

Abertura solene
Presidentes e vice-presidentes de CAU/UF marcam presença na abertura solene da 1a Conferência do CAU/SP

Também prestigiaram a solenidade o Presidente do CAU/RO, João Alves Lacerda; Presidente do CAU/RR, Pedro Hees; Presidente do CAU/ES, Tito Carvalho; o Vice-presidente do CAU/SE, Cristiano Pacheco; e o Vice-presidente do CAU/RJ, Celso Evaristo.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP

Publicação

03.08.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo