Pesquisa mostra radiografia do setor de Arquitetura consultiva – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Pesquisa mostra radiografia do setor de Arquitetura consultiva

Publicação

29.01.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Pesquisa mostra radiografia do setor de Arquitetura consultiva

O setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva congrega cerca de 60 mil empresas, que empregam mais de 381 mil profissionais. Imagem: Gabriel de Andrade Fernandes/FlickrCC.

No dia 26/01, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) divulgou sua radiografia do segmento, composto por 60.887 empresas, que empregam 381.860 profissionais, a maior parte na região Sudeste.

A pesquisa abrange as empresas envolvidas com “as atividades de projeto de Arquitetura, de Urbanização e supervisão das obras projetadas” entre outros e usa como base os dados estatísticos do IBGE, atualizados até 2013. O setor é bastante representativo da Arquitetura brasileira: no Censo 2012 do CAU/BR, 26,30% responderam que a área de atuação nos dois anos precedentes havia sido “Arquitetura e Urbanismo – concepção”.

O estudo revela ainda que o setor mostrava sinais de enfraquecimento já em 2013, ano anterior ao agravamento da crise econômica brasileira.

Conforme o Sindicato da Arquitetura Consultiva, a receita operacional líquida desse setor alcançou R$ 32,7 bilhões em 2013, um resultado 4,91% acima do registrado no ano anterior. Essa cifra considera somente os resultados das empresas com 20 ou mais funcionários. Embora representem somente 3,36% das empresas do setor, empregam 54,70% do pessoal ocupado.

Apesar deste avanço, o Sinaenco apontou alguns sinais de perda de dinamismo: baixos percentuais de crescimento da receita bruta e do número de profissionais ocupados.

O grupo de maior representatividade no setor consultivo (receita de R$ 26,6 bilhões), identificado pelo IBGE (fonte usada pelo Sinaenco) como “Serviços de arquitetura e engenharia”, teve sua pior taxa de crescimento desde 2007 — 4,91%.

O Sindicato também notou que o aumento no montante de profissionais ocupados –5,16% em 2013– foi a menor taxa registrada na última década, sendo semelhante à registrada em 2012.

E enquanto as receitas cresceram de maneira mais lenta, as despesas aumentaram mais rapidamente.

As chamadas despesas operacionais (gastos necessários para o funcionamento da empresa) aumentaram 13,04%, enquanto as despesas com pessoal assalariado tiveram um aumento de 10,09%.

Saiba mais: Perfil do Setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva

Publicado em 29/01/2016

Da Redação

 

 

 

Publicação

29.01.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo