Plenário aprova convênio para ajudar exportação de serviços de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Plenário aprova convênio para ajudar exportação de serviços de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

23.03.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Plenário aprova convênio para ajudar exportação de serviços de Arquitetura e Urbanismo

O Plenário do CAU/SP aprovou nesta quinta-feira,22/03, a formalização do convênio entre CAU/BR e a autarquia paulista para promover e expandir a atuação dos arquitetos e urbanistas brasileiros no exterior.

O convênio de cooperação técnica entre CAU/BR e CAU/SP para internacionalização da Arquitetura e Urbanismo brasileiros prevê a realização de ações conjuntas de capacitação para profissionais atuarem no exterior e de estímulo à participação em projetos de internacionalização.

Os Conselhos profissionais ainda devem participar de missões e demais eventos para divulgar, promover e exportar a Arquitetura e Urbanismo brasileiros, bem como em representações nacionais e internacionais.

O Plenário também indicou o apoio do CAU/SP à realização do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – RIO2020.

“O nosso interesse é aumentar a participação da Arquitetura brasileira [na balança de comércio exterior de serviços] e fortalecer a Arquitetura numa perspectiva de geração de emprego e renda”, afirmou ontem o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, durante a sessão plenária na capital paulista.

Balança exterior de serviços

A participação da Arquitetura e Urbanismo ainda é modesta no volume comercializado pelo Brasil em serviços para o exterior, que em 2016 totalizou 18,594 bilhões de dólares, segundo o governo federal (Siscoserv).

O balanço oficial registra que, em 2016, o país vendeu 6,215 milhões de dólares em serviços de arquitetura, de planejamento urbano, de áreas rurais e de paisagismo.

No mesmo período, o país adquiriu 4,246 milhões de dólares dessas atividades.

O estado de São Paulo registrou o maior volume de exportação e de importação de serviços de Arquitetura e Urbanismo no país, seguido pelo Rio de Janeiro.

Estados Unidos, Reino Unido, França, Suíça e Alemanha, em ordem decrescente, foram os maiores compradores de serviços brasileiros. Já o Brasil contratou serviços na área de Arquitetura e Urbanismo principalmente dos EUA, Reino Unido e Portugal.

Publicado em 23 de março de 2018
Da Redação

Publicação

23.03.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo