Presidentes do CAU participam de palestra com o arquiteto e Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Presidentes do CAU participam de palestra com o arquiteto e Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo

Publicação

14.02.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Presidentes do CAU participam de palestra com o arquiteto e Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo

Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo
Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo

Durante encontro de presidentes do CAU em São Paulo, o arquiteto Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, apresentou a agenda para a cidade a ser cumprida nos próximos quatro anos.

O secretário iniciou a palestra falando da sua satisfação em dirigir uma pasta que há muito tempo não era comandada por um arquiteto, visto que, é esse o profissional que está à frente da política urbana de uma cidade.

Essa visão de compreensão do desenvolvimento urbano é um dos eixos estruturantes do plano de governo do município de São Paulo. A proposta para essa política contempla a cidade e o cidadão no futuro. O “Arco do Futuro”, um dos programas do novo governo, tem a fórmula capaz de equilibrar a oferta de moradia e de empregos em uma mesma região da cidade. É uma estratégia que identifica os territórios e operações urbanas da cidade e o processo de renovação das formas de uso do espaço.

Apresentado em primeira mão aos presidentes do CAU, o projeto é uma nova “geografia do tempo”. A agenda tem a meta de revisar os instrumentos normativos, como plano diretor entre outros, a fim de mudar a visão de São Paulo, saindo da concepção de uma cidade industrial para uma cidade onde as pessoas possam também, ter lazer e vivenciar o espaço existente e renovado.

A palestra finalizou com um debate entre presidentes e conselheiros, também convidados para esse evento. Apesar da agenda lotada, o secretário fez questão de participar desse encontro, pois entende que neste momento é importantíssimo e fundamental estruturar o CAU. O arquiteto representa um saber reconhecido na figura de autoridade, e tem que ocupar esse espaço e repensando a sua forma de trabalho.

Sobre o arquiteto Fernando de Mello Franco:
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Professor responsável da Universidade São Judas Tadeu e sócio diretor da MMBB Arquitetos. Ênfase em pesquisa sobre urbanismo e infraestrutura urbana.

Publicação

14.02.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo