Projeto do CAU/SP sistematiza demandas para melhorias no SICCAU – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Projeto do CAU/SP sistematiza demandas para melhorias no SICCAU

Publicação

29.06.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Projeto do CAU/SP sistematiza demandas para melhorias no SICCAU

CAU/SP faz apresentação durante a 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidente dos CAU/UF, no Rio de Janeiro.

O Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU é a principal ferramenta de relacionamento entre o Conselho e os arquitetos e urbanistas. Portanto, contribuir para o aperfeiçoamento das funções do Sistema está entre as prioridades do CAU. Nesse sentido, uma série de ações realizadas nos últimos meses pela Gerência de Projetos Especiais e Tecnologia (GEPET) do CAU/SP teve seus primeiros resultados apresentados durante a 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidente dos CAU/UF, ocorrida nos dias 28 e 29/07, no Rio de Janeiro.

O encontro reuniu presidentes do CAU de todas as Unidades Federativas para deliberações e encaminhamentos. Na oportunidade, o assessor da GEPET, arquiteto e urbanista Frederico Barboza, relatou aos dirigentes uma metodologia simples, desenvolvida no Conselho paulista, que sistematiza demandas para melhorias no SICCAU.

Para isso, o CAU/SP realizou um importante diagnóstico junto aos agentes de fiscalização, traçando necessidades coletivas, estratégicas e prioritárias ao aprimoramento do Sistema – com foco, inicialmente, nas ações de fiscalização.

“Neste trabalho, desenvolvemos uma planilha, a partir de um conjunto de informações objetivas, que reduz a necessidade de interpretação das demandas, e que tem, por princípio, a possibilidade de edição online e simultânea dos técnicos dos CAU/UF”, relatou Frederico.

Para o desenvolvimento adequado da solução, foram realizadas diversas reuniões com os agentes de fiscalização do CAU/SP, espalhados por todas as sedes regionais no Conselho no Estado, por meio de videoconferências. “Assim, pudemos garantir a produção coletiva – essencial para o sucesso da iniciativa, porém otimizando tempo e, principalmente, reduzindo os custos de deslocamento dos colaboradores”, destacou.

Com a repercussão positiva no Fórum de Presidentes, o projeto apresentado pelo CAU/SP pretende eliminar mediadores no processo de atendimento das demandas e, consequentemente, facilitar a apresentação de soluções às necessidades de aperfeiçoamento do SICCAU.

“Nossa intenção agora é replicar processo para outras áreas do CAU, entre elas: atendimento, Ensino e Formação, departamento técnico e financeiro”, informou Frederico.

 

Publicado em 29/06/2018
Da redação

Publicação

29.06.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo