Realizada primeira reunião do CEAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Realizada primeira reunião do CEAU/SP

Publicação

24.01.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Realizada primeira reunião do CEAU/SP

Reuniao CEAUSP
1ª Reunião do CEAU/SP realizada na Sede do CAU/SP, nesta quarta-feira (22/01/2014).

Aconteceu na quarta-feira (22/01), nas dependências do CAU/SP, a 1ª reunião do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo – CEAU/SP. A instalação do CEAU/SP cumpre o art. 61 a Lei nº 12.378 de 2010 e a resolução nº 33 do CAU/BR.

Além do CAU/SP, o Colegiado congrega representantes da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo; FEBRAE – Federação Brasileira das Associações de Engenharia; ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas; IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil; e SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, representando a FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas .

“A instalação do CEAU/SP é muito importante, pois vem preencher uma lacuna entre o CAU/SP e as entidades de classe de arquitetura e urbanismo”, afirmou o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, Afonso Celso Bueno Monteiro, que coordenou a 1ª sessão ordinária do Colegiado. “O CEAU traz para o Conselho os anseios de toda a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas”, completou, lembrando que é no Colegiado que serão debatidas as questões de interesse dos profissionais.

Para o Presidente do SASP, Maurílio Chiaretti, este é um momento importante para a categoria, pois resgata a história das entidades que lutaram pela construção do CAU. “Estamos muito felizes com a instalação do CEAU e esperamos que este seja um espaço de ampliação dos nossos debates, das nossas posições junto ao Conselho, à categoria e à sociedade como um todo”, declarou, considerando que o Colegiado tem a oportunidade de resolver uma série de questões acumuladas ao longo do tempo, quando não havia a união das entidades da categoria.

“Comemoramos essa data que se tornará histórica: a fundação desse Colegiado, que visa contribuir na estruturação e funcionamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, através de sugestões e discussões acerca do exercício profissional e do ensino, congregando representações das diversas entidades”, declarou Diretora da ABAP, Saide Kahtouni.

“A FEBRAE vai agregar valor junto ao Colegiado que está sendo formado hoje”, garantiu Lucio Carone, diretor da FEBRAE, lembrando a grande representatividade da Federação.

“O Colegiado faz uma ligação importantíssima entre o CAU/SP – que é uma autarquia – com a realidade do dia a dia das entidades de arquitetura em suas mais diversas especialidades. Será daqui, certamente, que sairão ideias que poderão ter grande repercussão no país em relação ao exercício profissional”, defendeu o Presidente da AsBEA, Eduardo Nardelli.

Neste primeiro encontro, os participantes definiram o calendário das próximas reuniões e elegeram o secretário executivo do CEAU/SP: o arq. e urb.  José Antônio Lanchoti, da ABEA. As entidades já deliberaram que na próxima reunião, marcada para o dia 13 de março, será discutido o regimento interno do Colegiado. Os encontros serão bimestrais, podendo haver também sessões extraordinárias.

Da redação

Publicação

24.01.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo