Reunião na Prefeitura de SJ do Rio Preto discute ações conjuntas com o CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Reunião na Prefeitura de SJ do Rio Preto discute ações conjuntas com o CAU/SP

Publicação

24.08.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Reunião na Prefeitura de SJ do Rio Preto discute ações conjuntas com o CAU/SP

Reunião aconteceu na Prefeitura de São José do Rio Preto nesta quarta-feira, dia 22/08.

Atendendo a um convite da Secretaria de Habitação do Município de São José do Rio Preto, aconteceu nesta quarta-feira, dia 22/08, uma reunião entre representantes do CAU/SP e o Prefeito da Cidade, Edinho Araújo. A Secretária de Habitação, arquiteta e urbanista Fabiana Zanquetta de Azevedo, também participou da atividade, que discutiu a formalização de um termo de colaboração para fiscalização entre os órgãos.

Durante o encontro foram debatidas ações conjuntas entre os órgãos e a possibilidade de formalização de um termo de colaboração entre o CAU/SP e a Prefeitura do município no sentido de integrar os sistemas de inteligência dos órgãos nos campos de fiscalização, assistência técnica para habitação de interesse social e Building Information Modeling (BIM).

Além do presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, participaram da reunião: a conselheira do CAU/SP, Delcimar Marques Teodozio, e o sub-gerente regional de São José do Rio Preto, Kedson Barbero.

Segundo Delcimar, a relação entre órgão é importante para compreender as demandas da administração pública e capacitar os arquitetos na ampliação da oferta de serviços do profissional. Segundo a conselheira, “há projetos que devem ter apoio mútuo, pois o Decreto Federal n. 9.377, que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – BIM, que tem como objetivo, dentre outros, coordenar a estruturação do setor público e criar as condições favoráveis para o investimento público e privado para adoção do BIM, precisará de esforço coletivo para a migração de empresas, escritórios de arquitetura e prefeituras, no futuro”.

Para a Secretária de Habitação de SJRP, “a aproximação do CAU com as prefeituras fortalece uma rede de integração que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais participativa, na socialização de informações, capacitação e divulgação de boas práticas, visando especialmente uma cidade mais inclusiva e o desenvolvimento sustentável”.

“A parceria com o CAU nos ajuda na implantação os instrumentos de planejamento que garantam a sustentabilidade de suas comunidades previstos especialmente no Estatuto da Cidade, na orientação dos arquitetos para elaboração de projetos, como exemplo citamos os projetos de acessibilidade”. Para Fabiana, a construção de ações conjuntas poderá ajudar na capacitação “tanto dos profissionais que atuam na Prefeitura como daqueles que elaboram os projetos, sempre visando o bem-estar e qualidade de vida do cidadão”.

 

Publicado em 24/08/18
Da Redação

Publicação

24.08.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo