Rio de Janeiro sediou 10º Fórum de Presidentes dos CAU/UF – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Rio de Janeiro sediou 10º Fórum de Presidentes dos CAU/UF

Publicação

07.11.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Rio de Janeiro sediou 10º Fórum de Presidentes dos CAU/UF

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro sediou o 10º Fórum de Presidentes dos CAU/UF. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da capital carioca. O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, e o Vice-presidente do Conselho, Gustavo Ramos Melo, participaram da atividade.

10º Fórum dos Presidentes dos CAU/UF
10º Fórum dos Presidentes dos CAU/UF – etapa RJ

Os presidentes foram recebidos por Sydnei Menezes, presidente do, CAU/RJ, para as boas-vindas. Depois, assistiram à palestra sobre a Lei de Autovistoria, que determina a realização de vistorias periódicas para atestar a segurança, conservação e estabilidade dos imóveis, em vigor na cidade.

As novas regras determinam que os responsáveis pelos imóveis no município do Rio de Janeiro contratem arquitetos ou engenheiros, devidamente habilitados em seus conselhos profissionais, para a realização de vistorias com intervalo máximo de cinco anos. A análise deve indicar, quando necessário, a execução das medidas reparadoras.

X-Forum-dos-Presidentes-dos-CAUs-UF-Etapa-RJ
10º Fórum dos Presidentes dos CAUs UF

Autores da lei, os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha e Pedro Paulo, atual secretário municipal da Casa Civil, explicaram as novas regras e falaram sobre o contexto de criação da nova legislação, que teve a participação do CAU/RJ e cria um novo campo de trabalho para os arquitetos e urbanistas.

forum-dos-presidentes-palestra-autovistoria-
Os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha e Pedro Paulo, atual secretário municipal da Casa Civil, apresentaram a palestra sobre a Lei de Autovistoria

Paralelamente ao Fórum, no mesmo local, foi realizada a 1ª Conferência de Arquitetos e Urbanistas do CAU/RJ, que discutiu mobilidade, acessibilidade e patrimônio histórico e arquitetônico, além do papel social da Arquitetura e do Urbanismo. Houve ainda, nesta oportunidade, o 2º Encontro CAU/RJ com a Sociedade, que discutiu com associações de moradores, integrantes do poder público e demais entidades que representam a sociedade civil sobre temas como desenvolvimento sustentável, mobilidade, acessibilidade e o direito à moradia.

Veja a cobertura completa dos debates no site do CAU/RJ.

Da redação, com informações e imagens do CAU/RJ

Publicação

07.11.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo