São José dos Campos sediou o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

São José dos Campos sediou o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana

Publicação

05.11.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

São José dos Campos sediou o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana

O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, abriu o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que aconteceu em São José dos Campos, nos dias 29 e 30 de outubro.

Foto: Gilberto Freitas
Afonso Celso Bueno Monteiro, Presidente do CAU/SP

Ele ministrou a palestra “O Arquiteto e Urbanista na Mobilidade Urbana”. Na oportunidade, falou sobre acessibilidade, uso da bicicleta e ressaltou a importância da participação dos profissionais no planejamento da mobilidade urbana dos municípios. “Os arquitetos e urbanistas precisam participar da condução do plano diretor”, disse.

O evento reuniu experiências de dentro e fora do país. A jornalista especializada em planejamento urbano, Natália Garcia, falou do projeto de percorrer cidades no mundo para conhecer boas práticas em mobilidade urbana, o “Cidades para Pessoas”.

Em sua palestra, o engenheiro Jary Castro, de Mato Grosso do Sul, explicou a necessidade de se construir uma cidade acessível a todos. “Que a acessibilidade seja uma ‘moda’ perene”.

Foto: Gilberto Freitas
Seminário Nacional de Mobilidade Urbana – S.J.Campos

A cidade sede do evento foi pauta na palestra da engenheira civil e coordenadora do programa “Soluções para Cidades”, Érika Mota. Ela expôs os estudos de implantar com a Prefeitura de São José dos Campos um projeto piloto batizado de “Jardim de Chuva”, que pode drenar a água de chuva. “É uma possibilidade de melhorar a cidade, de tornar o clima mais ameno, de dar mais beleza”, disse.

Em sua apresentação, o engenheiro colombiano Germán Madrid contou em detalhes a experiência em Medellín, que adotou bicicletas públicas, facilitando o transporte das pessoas de um ponto a outro na cidade. “Temos municípios que estão se unindo para desenvolver projetos de mobilidade em conjunto, como trens e ônibus rápidos”. Falando sobre o Brasil, citou Curitiba como um exemplo a ser seguido, e fez um alerta. “São José tem que tomar medidas rápidas, decisões rápidas, para ganhar tempo com o sistema. Não deve esperar chegar a 1 milhão de habitantes para formular um sistema de transporte de massa integrado. A prefeitura deve ouvir a população”.

Também prestigiaram o evento o Vice-presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, o Diretor Administrativo, Gerson Mendes, e a Diretora Técnica, Márcia Mallet.

Da redação, com informações do jornal O Vale

Fotos: AEA

Publicação

05.11.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo